TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed Hospitalar

Artigo: Ed Hospitalar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  4.168 Palavras (17 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 17

UNIDADE 1

PEDAGOGIA HOSPITALAR

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Os textos estudados abordam a importância das classes hospitalares.

Discorra sobre este tema colocando seu ponto de vista.

Resposta: A implantação da Classe hospitalar nos hospitais pretende integrar a criança doente no seu novo modo de vida tão rápido quanto possível dentro de um ambiente acolhedor e humanizado, mantendo contato com seu mundo exterior, privilegiando suas relações sociais e familiares.

A classe hospitalar constitui uma necessidade para o hospital, para as crianças, para a família, para a equipe de profissionais ligados a educação e a saúde. Sua criação é uma questão social e deve ser vista com seriedade, responsabilidade e principalmente promover uma melhor qualidade de vida.

A classe hospitalar se dirige às crianças, mas deve se estender às famílias, sobretudo àquelas que não acham pertinente falar sobre doenças com seus filhos, buscando recuperar a socialização da criança por um processo de inclusão, dando continuidade a sua aprendizagem. Esta inclusão social será o resultado do processo educativo e re-educativo.

Embora a escola seja um fator externo à patologia, a criança irá manter um vínculo com seu mundo exterior através das atividades da classe hospitalar. Se a escola deve ser promotora da saúde, o hospital pode ser mantenedor da escolarização.

2. Faça um histórico das classes hospitalares no mundo.

Resposta: A Classe Hospitalar tem seu início em 1935, quando Henri Sellier

inaugura a primeira escola para crianças inadaptadas, nos arredores de Paris, Alemanha, França, Europa e Estados Unidos seguiram esse exemplo, com o objetivo de suprir as dificuldades escolares de crianças tuberculosas.

A Segunda Guerra Mundial foi a precursora das escolas em hospitais, tendo em vista o grande número de crianças e adolescentes atingidos, mutilados e impossibilitados de frequentar a escola.

Em 1939 é Criado o C.N.E.F.E.I. – Centro Nacional de Estudos e de Formação para a Infância Inadaptada de Suresnes.

Em 1939 é criado o Cargo de Professor Hospitalar junto ao Ministério da Educação na França.

O C.N.E.F.E.I. tem como missão até hoje mostrar que a escola não é um espaço fechado.

Dentre os objetivos da Classe Hospitalar está a possibilidade de compensar faltas e devolver um pouco de normalidade à maneira de viver da criança.

No Brasil, a legislação reconheceu por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente Hospitalizado, através da Resolução nº 41 de outubro de 1995, no item 9, o “Direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar.

Em 2002 o Ministério da Educação, por meio de sua Secretaria de Educação Especial, elaborou um documento de estratégias e orientações para o atendimento nas classes hospitalares, assegurando o acesso à educação básica.

3. Escreva sobre o que é a classe hospitalar.

Resposta: Classe hospitalar é o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde em hospital-dia e hospital-semana ou em serviços de atenção integral à saúde.

A classe hospitalar foi criada para assegurar as crianças e aos adolescentes hospitalizados, a continuidade dos conteúdos regulares, possibilitando um retorno após a alta sem prejuízos a sua formação escolar.

Além de um espaço próprio para a classe hospitalar, o atendimento propriamente dito poderá desenvolver-se na enfermaria, no leito ou no quarto de isolamento, uma vez que restrições impostas ao educando por sua condição clínica ou de tratamento assim requeiram.

Nas classes hospitalares, sempre que possível, devem estar disponibilizados recursos audiovisuais, como computador em rede, televisão, máquina fotográfica, filmadora, DVD videokê, antena parabólica digital e aparelho de som com CD, bem como telefone, com chamada a ramal e linha externa. Tais recursos se fazem essenciais, tanto no planejamento, desenvolvimento e avaliação do trabalho pedagógico, quanto para o contato efetivo da classe hospitalar, seja com a escola de origem do educando, seja com o sistema de ensino responsável por prover e garantir seu acesso escolar. Da mesma forma, a disponibilidade desses recursos propiciarão as condições mínimas para que o educando mantenha contato com colegas e professores de sua escola, quando for o caso.

4. De acordo com o texto “Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização

Hospitalar” escreva sobre as atividades recreativas e/ou lúdicas no ambiente hospitalar e a ênfase das classes hospitalares.

Resposta: A “Classe Hospitalar” visa entender as dificuldades dos pacientes e proporcionar a eles a realização do processo educativo, levando atividades diversificadas de escrita, leitura, matemática e jogos para garantir o desenvolvimento intelectual e acompanhamento escolar. Vale destacar que a “Classe Hospitalar” se complementa com a “Brinquedoteca” e a “Recreação Hospitalar”, pois parte das atividades de cunho pedagógico e instrucional (como jogos, dança, teatro e música), pode ser desenvolvida na “Brinquedoteca” ou na programação da “Recreação Hospitalar”.

A “Brinquedoteca” é um espaço adaptado dentro da unidade hospitalar para oferecer às crianças a oportunidade de brincar, jogar, falar, rir e conviver com outras crianças de forma prazerosa, contribuindo para sua plena recuperação de saúde. As brincadeiras e atividades lúdicas são extremamente importantes para o desenvolvimento intelectual e psicomotor das crianças. Assim, a “Brinquedoteca” servirá como um ambiente propício para o desenvolvimento. de novas competências e aprendizado sobre o mundo, sobre as pessoas, e sobre si mesma. Uma gama enorme de atividades lúdicas e recreativas pode ser desenvolvida por profissionais que atuam na Pedagogia Hospitalar (pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais etc.) como a arte de contar histórias, brincadeiras tradicionais, jogos, dramatização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com