TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed psicologia social

Por:   •  20/5/2015  •  Monografia  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  1.506 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIOS ED

  1. Resposta correta: c. O objeto das Ciências Humanas (incluindo a própria Psicologia) é o ser humano, nesse sentido, haverá sempre um ponto de encontro entre essas Ciências. Pois, terão características comuns do seu objeto.

  1. Resposta correta: a. Pois o texto claramente defende uma psicologia do indivíduo. Além disso, Allport é representante da Psicologia social psicológica.

  1. Os idéias positivistas são hegemônicos nas ciências de modo geral, uma ciência humana cuja base seja positivista terá, nesse sentido, uma orientação positivista, e considerará qualquer disciplina que não se encaixe nessas prerrogativas como não-científica.
  1. A atitude compreende um valor (e afeto) direcionado a um objeto social, que pode ou não se desdobrar num comportamento. Um dos aspectos que determina o surgimento é o aprendizado, que ocorre a partir das relações sociais estabelecidas ao longo da história do indivíduo.
  1. A discriminação implica em comportamento que pode ocorrer ou não.
  1.  A atitude implica em três componentes: cognição, afeto e comportamento. O comportamento pode ocorrer ou não, pois depende das circunstâncias.
  1.  O autor citado entende que questões relacionadas à grupos envolvem uma dinâmica social. Nesse sentido. Nesse sentido, para se compreender um grupo, será preciso compreender o envolvimento dos agentes sociais.
  1. O autor entende interdependência num sentido dinâmica, no qual o movimento de um complementa o de outro.
  1. O autor entende interdependência num sentido dinâmica, no qual o movimento de um complementa o de outro.
  1. Mead, para desenvolver seu pensamento, segue as tendências Européias da Psicologia Social.
  1. Resposta: d. Mead inclui no seu pensamento o entendimento do ato comunicativo e articula o símbolo nesse processo, sua base se vincula ao entendimento da linguagem, resgatada de uma Psicologia Européia. 
  1. A Psicologia Social Americana se fundamenta nas Ciências da natureza, hegemônica nos EUA. E consideram ciência somente as disciplinas que possuem essa fundamentação. Constituindo, desse modo, um problema para as ciências que consideram a história e o contexto.
  1. A socialização primária implica no primeiro momento de inserção do indivíduo no meio social, ela se encerra quando esse indivíduo inicia a sua socialização nas diversas instituições sociais. No entanto, visto que os valores básicos são internalizados, os aspectos constituintes desse indivíduo, podem ser preservados pela vida toda.
  1. O período da socialização secundária implica em que o indivíduo já tenha capacidade de crítica.
  1. As primeiras etapas da socialização são coincidentes, pois a mãe, para o filho, se caracteriza como um outro significativa, e essa relação ocorre num momento de intensa afetividade, articulado a isso, à um sentido no movimento, que é internalizado pela mãe. A socialização secundária compreende a possibilidade de se apreender papéis para o resto da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com