TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Artigos Científicos: Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

MATEMÁTICA- LICENCIATA

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Cascavel

2014

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I

Prof. Fábio Luiz, Giane Albiazetti, Sandra Vedoato, Raquel Franco

Cascavel

2014

A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho ira demonstrar uma experiência que se inicia em novembro de 1997, quando através da assessoria da Secretaria de Educação de Porto Alegre (SMED), recebemos, para inclusão em escola regular o aluno C., com 8 anos, que freqüentava a Escola Municipal Especial Professor Luiz Francisco Lucena Borges. O perfil do alunado desta escola é de sujeitos com uma estrutura autista ou psicótica. C. ingressou na escola em 1996, com diagnóstico de autismo leve, comportamento agitado/hiperativo e com dificuldade de estabelecer relações sociais. Naquela época já era acompanhado por uma psiquia¬tra. Sua turma estava caracterizada da seguinte maneira: primeiro ciclo (as escolas municipais estão organizadas por ciclos de formação), duas professoras, quatro alunos, atividades de educação física e artes. Alguns progressos, ressaltados pela orientadora escolar e professora referência de sua turma, que as faziam acreditar na possibilidade de inclusão, foram a sua maior capacidade de trabalhar em grupo, organização, e o fato de ler e escrever. Vale lembrar-lhes, que os sujeitos com estrutura autista mais severa não conferem sentido a lecto-escrita, sua socialização é prejudicada, e o mais impor¬tante: uma falha no reconhecimento do eu.

Portanto, neste caso o mais importante não era a questão cognitiva, pois já estava visto que aluno, aprendera as noções básicas da alfa¬betização de um modo peculiar, que não foi possível identificar o processo, somente o resultado.

Para tanto iremos discutir como procede o processo de inclusão de que forma tem-se que pensar qual a ques¬tão educativa que vem emergir as perguntas significativas que nos desmobilizam, pois se questiona quanto ao tipo de espaço educacional que pode oferecer um atendimento adequado e global, que a escola pode constituir-se num espaço de desenvolvimento e de mudanças, que tipo de serviços podem contribuir para que o ambiente escolar seja um ambiente agradável e de acolhida e se a família comprometer-se-ía com todas estas mudanças.

2.EDUCAÇÃO INCLUSIVA

De acordo com a reportagem se diz a respeito da inclusão de um aluno com necessidades educativas especiais, onde aborda que devemos primeiramente ter o respeito às diferenças individuais e compreender que existe grandes diversidade de formas de aprendizagem presentes no contexto escolar consideram a singularidade de cada um, privilegiando suas competências. A competência é entendida como capacidade de articular um conjunto de recursos próprios, que são as experiências e habilidades já adquiridas para resolver as mais variadas situações.

Portanto a educação inclusiva no contexto educacional é uma abordagem que procura responder às necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos, com foco específico para aqueles que são vulneráveis à marginalização e à exclusão.

Nessa perspectiva, o desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos, nos quais as escolas e professores devem acolher todas as crianças, jovens e adultos, independentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com