TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Para A Diversidade:Perspectiva Sobre Inclusão

Exames: Educação Para A Diversidade:Perspectiva Sobre Inclusão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO DA MONOGRAFIA-EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: PERPECTIVAS SOBRE A INCLUSÃO

1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa cujo título, “Inclusão: O despertar de Uma Nova Sociedade”, tem como finalidade evidenciar a inclusão como prioridade para portadores de necessidades especiais, enfatizando o processo histórico da Inclusão, destacando a sua conceituação e as tentativas governamentais e não governamentais para incluírem as pessoas portadoras de deficiências na sociedade.

Por ser um tema envolvente, sobretudo nessa primeira década em que os governos se posicionam a favor da inclusão abrindo espaços para as pessoas portadoras de deficiências, vítimas, até pouco tempo do preconceito das outras pessoas, percebe-se claramente a necessidade de aprofundar e evidenciar a trajetória desse processo. Para tanto, esse trabalho divide-se em quatro capítulos, com apresentados a seguir:

O primeiro capítulo, “Histórico da Educação Inclusiva”, traça trajetória de inclusão desde os primórdios, abordando o processo de inclusão social como proposta de atender às necessidades das pessoas portadoras de deficiências, abrindo novas perspectivas de vida. Ao serem excluídas do convívio social passam a freqüentar as chamadas “escolas especiais”. O propósito é reavaliar todo o contexto social.

O segundo capítulo, “Escola: Ambiente de Inclusão”, perscruta o interior da escola apresentando experiências bem sucedidas de inclusão, inclusive no Estado de Goiás, em que estas passam a servir de modelo para outras. Este capítulo assume um caráter intrínseco ao tratar de vivências do cotidiano, em que o portador de necessidades especiais passa a ser valorizado como pessoa.

O terceiro capítulo, “Escola Inclusiva, formação de professores e Relação entre Psicopedagogia Institucional faz uma reflexão sobre a que a escola se propõe para atender os portadores de necessidades especiais, evidenciando dessa forma à capacitação de profissionais para a inclusão. Ao tratar da relação entre a Psicopedagogia Institucional em relação ao tema proposto, a intenção é interar-se como o psicopedagogo poderá atuar.

O quarto capítulo, ‘Estudo de caso nas Escolas Inclusivas em São Miguel do Araguaia’, será feito o estudo de caso nas Escolas inclusivas de São Miguel do Araguaia”, nas quais será feita uma análise da inclusão quanto à integração das pessoas portadoras de necessidades especiais na rede regular de ensino e também na sociedade em geral. Essas instituições foram desafiadas a criarem programas ou serviços que disponham a atendê-las permitindo-lhes a sua sociabilização. Para isso o estudo vai se basear na visão de Piaget e Vygotsky.

E de acordo com o enforque dado, a pesquisa se delineará na fundamentação do tema a partir de um estudo criterioso, em que as bases desse estudo se configurarão numa vasta bibliografia.

Capítulo Um

1.1 A educação inclusiva - abordar sobre o que é a educação inclusiva, papel da escola, papel do professor.

Capítulo Dois

1.2 O aluno deficiente e o processo de aprendizagem, abordando sobre o perfil do aluno, as estratégias de inclusão, programas que beneficiam, as condições de acessibilidade do aluno, as metodologias pedagógicas.

Capítulo Três

3. Metodologia - apresentando o tipo e a natureza da pesquisa.

Capítulo Quatro

4. Resultados – discorrendo sobre os resultados conhecidos da pesquisa e as reflexões sobre o tema.

5. Referências

1.1 JUSTIFICATIVA

Espera-se que esta possa ter influência para quem lê-la, e que possibilite ganhar experiência e promover a discussão sobre a clientela assistida nas Escolas Inclusivas. Será de grande relevância estudar, buscar, pesquisar essa causa tão envolvente. Contribuirá principalmente para os professores que de alguma forma estão preocupados com a Inclusão na sociedade. Seja através da bibliografia, seja através de temas abordados.

1.2 PROBLEMÁTICA

Percebe-se que as pessoas com necessidades especiais ainda estão excluídas do sistema educação, buscando processos bilaterais para equacionar problemas, decidir sobre soluções efetivas e equiparação de oportunidades para que se tornem membros da sociedade e tenham oportunidades eqüitativas.

1.3 HIPÓTESE

Quais as dificuldades que as escolas enfrentam em implementarem programas de acessibilidade e ações que favoreçam a inclusão dos alunos com necessidades especiais?

Quais as dificuldades que professores lidam para incluir os alunos com necessidade especial?

Que programas de acessibilidade e quais ações podem favorecer a inclusão social?

2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

Analisar o fenômeno da educação inclusiva, refletindo sobre os programas e ações de acessibilidades implementadas no ambiente escolar.

2.2 ESPECÍFICO

1. Sensibilizar a gestão escolar para adotar programas e ações que possibilitem a educação inclusiva

2. Sensibilizar os professores e os atores que trabalham na escola sobre a importância do papel de cada um na educação inclusiva.

3 REVISÃO DA LITERATURA

Segundo Sassaki (1997) a sociedade deve garantir espaços a todas as pessoas e fortalecer as atitudes de aceitação das diferenças individuais e de valorização da diversidade humana priorizando sempre a importância do pertencer, da convivência, da cooperação. Todas as pessoas poderão contribuir para que as condições de vida sejam comunitárias, mais justas, saudáveis e satisfatórias.

Para Mantoan (1997), a pessoa portadora de deficiência é uma parte da sociedade, sim. Está vivendo em sua família, possui possibilidade de educação e reabilitação, passa seu lazer com pessoas próximas. É parte desta sociedade, vive dentro dela e interage com os outros elementos da mesma, entre outros (ALMEIDA, 2004). A pesquisa se justifica pelo fato de englobar uma categoria de profissionais da educação que atuam nas instituições escolares e participam com essas pessoas dos seus dramas e conflitos, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com