TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perspectiva da diversidade, numa escola de todos e para todos

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11] 

[pic 12]

[pic 13]


Introdução

     Na perspectiva da diversidade, numa escola de todos e para todos, a nosso ver a inclusão não é uma forma de negação da deficiência. Não queremos também negar as diferenças e/ou a existência da diversidade. Nossa pretensão com esse estudo é fazer com que aqueles que não acreditam na inclusão, possam ver,que ter necessidades especiais é ser igual ao outro,ser diferente  é também ser dotado de possibilidades. A escola de hoje precisa encontrar seu caminho para a diversidade, engajando as crianças no mundo das diferenças, preparando-os para ser legítimos cidadãos. Na sala de aula há alunos de diversas culturas, o que requer do professor um olhar diferenciado para seu planejamento dentro do espaço escolar.

um projeto de inclusão reúne esforços de toda a comunidade escolar, a inclusão se faz no dia a dia a partir do compromisso e das experiências de cada professor, a inclusão pode ser concebida como a capacidade de acolher a todos, independente de suas condições,e ainda o projeto de inclusão na escola precisa ser assumido por todos, levando-os a repensar suas concepções para impulsionar novas possibilidades. A ação da escola precisa ser orientada pelos interesses e  capacidade das crianças, contribuindo para o estabelecimento de um clima harmonioso, no qual o professor possa exercer sua pratica, atendendo o ritmo biológico de cada um dos seus alunos.

A autonomia da instituição pública de ensino pode ser traduzida na escolar pela construção da proposta pedagógica, prevista na LBD 9.394\96 quando assegura a participação de alunos, professores, pais, funcionários e demais interessados pelo desenvolvimento do trabalho. Acompanhar o desenvolvimento da pratica educativa, do processo ensino e aprendizagem, deve ser o foco central do conselho escolar. Sua função político-pedagógica se expressa no olhar comprometido desenvolvido durante todo o processo educativo, tendo o foco privilegiado a aprendizagem expressa pelo planejamento, implantação, implementação e avaliação das ações da escola. Nesse acompanhamento, o conselho escolar participa da elaboração do p.p.p.

O projeto político-pedagógico deve ter como objetivo primordial a organização do trabalho pedagógico. O p.p.p. apresenta-se articulado ao compromisso sociopolítico ao preocupa-se com a formação de um determinado tipo de homem, ao mesmo tempo em que torna-se pedagógico por definir ações educativas e possuir características necessárias ás escolas para cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade

 

Desenvolvimento

Há escola que esta sendo entrevistada faz um trabalho interativo e indisciplinar   em sua disciplina, o professor de historia relacionar o assunto de diversidade com o seu conteúdo, o professor de sociologia também faz o mesmo, e o de português também, e assim todas as matérias trabalha o assunto de acordo com a realidade dos alunos por todos os ângulo um outro assunto que preocupa muito a todos na escola é o preconceito, os professores trabalham essa questão, desenvolvendo um projeto esporádico,com a turma que o preconceito e o bullying está acontecendo com muito freqüência, é feita pesquisa,sobre o assunto e depois um papo com a turma que esta atitude com os seus colegas é errado que o outro sempre será diferente, e que o ser humano tem que aceita essa diferença, para que tenhamos uma sociedade mais justa no futuro, um trabalho diferenciado e desenvolvido durante todo ano letivo.mais  mesmo quando não há casos desta grávida, o assunto e debatido dentro das disciplina, de sociologia, e filosofia que são as matérias que aborda mais estas questões contemporânea

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com