TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação básica

Artigos Científicos: Educação básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

omponentes). Fatores de Produção: São constituídas pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

6) O que vem a ser argumento positivos e argumentos normativos? Exemplifique.

Argumentos Positivos, não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas, tipo se A, então B. Argumentos Normativos, são relativos a uma análise que contém, explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica. Exemplos: Análise Positiva – A inflação diminuiu o poder de compras do salário mínimo. Análise Normativa – O governo deve aumentar o salário mínimo para melhorar o poder de compras dos trabalhadores.

7) Qual a importância da Matemática e de Estatística para estudos econômicos? Exemplifique.

A Matemática e a Estatística tornam possível escrever de forma resumida importantes conceitos e relações de Economia e permite análises econômicas na forma de modelos analíticos, com poucas variáveis estratégicas, que resumem os aspectos essenciais da questão em estudo. Lembremo-nos, porém, que a Matemática e a Estatística são instrumentos, ferramentas de análise necessárias para testar as proposições teóricas com dados da realidade. Permitem colocar à prova as hipóteses da teoria econômica, mas são meios, e não fins em si mesmas. A questão técnica nos deve auxiliar, mas não predominar, quando tratamos de fatos econômicos, pois esses sempre envolvem decisões que afetam as relações humanas.

Capitulo 2 – Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto

1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

─ Para os mercantilistas a riqueza consistia em acúmulo de metais preciosos, enquanto os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riquezas.

2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?

─ O mais destacado dos economistas clássicos foi Adam Smith, que em sua visão harmônica do mundo real, entendia que a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, como que guiada por uma “mão invisível”. Advogava a idéia de que todos os agentes, em sua busca por lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda uma comunidade.

3) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?

A teoria das vantagens comparativas analisa por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comercializarem e quais produtos devem ser comercializados. David Ricardo autor da teoria considerou que o comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção.

4) Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?

A lei de Say: “a oferta busca sua própria procura” considerava que o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços, enquanto o princípio keynesiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com