TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação como aquisição de novos comportamentos, teoria da Gestalt, Freud, Piaget, Vygotsky e Wallon

Tese: Educação como aquisição de novos comportamentos, teoria da Gestalt, Freud, Piaget, Vygotsky e Wallon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

Educação como Aquisição De novos Comportamentos, Teoria da Gestalt, Freud, Piaget, Vygotsky e Wallon

Teoria de Gestalt

Opondo-se ao behaviorismo surge na Alemanha a Psicologia de Gestalt, tais estudos consideram os fenômenos psicológicos um conjunto autônomo e indivisível na sua configuração e organização, relacionadas à percepção e às leis de organização perceptual.

Os fundadores e difusores da Gestalt estudaram Filosofia e Psicologia na Universidade de Berlim, sendo eles:

• Max Wertheimer (1880-1943) publicou seus estudos experimentais da percepção do movimento, onde ficou marcado com o início da teoria de Gestalt.

• Wolfgang Kohler (1887-1967) realizou vários experimentos com chimpanzés, observando a cognição deles.

• Kurt Koffka. (1886-1940) publicou um grande número de obras importantes para os estudos de filosofia e psicologia.

Essa teoria afirma que não se pode ter conhecimento através do todo das partes, e sim das partes através do todo e é através da percepção da totalidade que o cérebro percebe, decodifica e assimila uma imagem ou um conceito.

Na relação entre professor/aluno, o professor poderá colaborar com explicações e recursos diferenciados, dando oportunidades a percepções diferentes sobre o aluno, facilitando seu aprendizado.

A Visão pedagógica sobre a aprendizagem acontece de forma espontânea como um entendimento de aprendizagem repentina.

As formas de avaliação englobam a fatalidade do comportamento e não apenas respostas isoladas e especificas.

Então para avaliar uma conduta ou aprendizagem do aluno, exige olhar para o todo, e não centrar apenas em respostas elaboradas em determinadas situações e avaliações.

Teoria de Freud

Sigmund Schlomo Freud (1856-1939) nasceu em Freiberg, Morávia, ele viveu quase toda a sua vida em Viena, na Áustria até ir para a Inglaterra, fugido da Guerra do Nazismo, porque ele era de origem judaica.

Freud foi considerado o pai da psicanálise, e fez o primeiro aparelho psíquico, com as divisões do inconsciente, pré-consciente, e consciente e depois dessa criação, ele criou outro aparelho psíquico: (O id, o ego, e o superego: o id funciona como o inconsciente, o ego e o consciente e o superego funciona como uma censura, ligadas as leis morais).

Ele dividiu o desenvolvimento da mente em fases, o que ele chamou de fases da sexualidade humana que se diferencia pelos órgãos que sentiria prazer e pelos objetos ou seres que dariam prazer.

Essas fases se desenvolvem entre os primeiros meses de vida e aos cincos ou seis anos são ligados ao desenvolvimento do id, que são as seguintes:

Fase oral: quando a criança coloca tudo na boca, fase anal: produção individual fezes da criança.

Fase fálica: que diz que o nosso corpo dá prazer.

Fase do período de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com