TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edwin Ray Guthrie

Monografias: Edwin Ray Guthrie. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  1.521 Visualizações

Página 1 de 7

Edwin Ray Guthrie(1886-1959)

Edwin Guthrie doutorou-se em 1912 na Universidade da Pensilvânia e fez sua carreira acadêmica na Universidade de Washington em Seattle, onde ficou até se apresentar em 1956. Na época da pós-graduação, tornou-se um ardente adepto de abordagem comportamentalista em psicologia, embora não possa ser descrito com um watsoniano.

A aprendizagem por uma Tentativa

A mais importante contribuição de Guthrie para a psicologia é sua formulação de uma teoria da aprendizagem simples, descrita em seu livro The Psychology of Learning (Psicolgia da aprendizagem), de 1935. Ela tem como base o principio da contiguidade. Explicando o fortalecimento de respostas aprendidas, Guthrie rejeitou as leis de efeito e de frequência de Thorndike, bem como o reforço pavioviano, apoiando-se no que denominou condicionamento simultâneo, considerando por ele a lei mais geral da psicologia.

Para Guthrie, toda aprendizagem dependa da contiguidade entre estímulo e resposta. Quando um estímulo evoca, apenas uma vez, uma dada resposta, forma-se a associação E.R. Essa é, em essência, a aprendizagem por uma tentativa. A repetição e o reforço não são necessários ao estabelecimento da conexão entre estímulo e resposta. A formação de um par entre estímulo e o movimento resultante ou resposta serve para estabelecer a associação, e assim o comportamento é aprendido. A única lei formal da aprendizagem de Guthrie, afirma: ’’Uma combinação de estímulos que acompanhou um movimento tende, ao se repetir, a ser seguida por esse movimento’’. (Guthrie, 1935;p.26). Observe-se outra vez que não há menção aos estados de impulsos internos, á repetição do pareamento E-R ou a qualquer forma de recompensa ou reforço.

A lei de Guthrie se refere a movimentos, que ele teve o cuidado de distinguir de atos. Um movimento é um padrão de respostas ou ações motoras e glandulares. Um ato, por outro lado, é um movimento ou série de movimentos que produz resultados. Embora um ato seja um movimento, um movimento não é um ato, pois este tem uma escala mais ampla. Bater num prego com um martelo, por exemplo, é um ato composto de vários movimentos distintos e produz um certo resultado. Guthrie acreditava que, quando os psicólogos medem a aprendizagem, o desempenho do ato completo costuma ter tomado como critério de aprendizagem, o desempenho do ato completo costuma ser tornado como critério de aprendizagem, quando na verdade são os movimentos que são condicionados ou aprendidos como respostas.

Para ele, a concentração nos movimentos era a características distintivas de sua teoria. Ele alegava que Thorndike se interessava pelo ato total, como a aquisição de uma capacidade (como ocorre no caso de um gato que tenta escapar de uma caixa problema), mas que isso é na realidade uma função de alguns movimentos musculares individuais. Esses movimentos, diia ele, são desenvolvidos ou adquiridos em tentativas únicas (aprendizagem por uma tentativa), mas a aprendizagem do ato total requer uma prática repetida. Os movimentos (componentes individuais do ato aprendido) são os dados brutos do sistema de Guthrie. Por terem um alcance menor do que os atos, esses movimentos apresentam maior dificuldade de observação numa situação de aprendizagem, sendo com frequência deixados de lado.

Assim como a resposta do organismo é formada de componentes separados, assim também ocorre com a estimulação a que o organismo esta exposto. Como o estimulo e a resposta se compõem de muitas partes, é necessário haver um grande numero de pares entre o estimulo total e as situações de resposta para que o ato de comportamento alcance consistência. Logo, a pratica é necessária para que haja progresso na aprendizagem da combinação de movimento, isto é, do ato, mas cada movimento componente é aprendido depois de um único pareamento com o estímulo.

Guthrie preferia escrever e observar a experimentar. Ele acreditava na importância da teoria para o desenvolvimento da psicologia, dizendo que são as teorias, e não os fatos, que persistem. Seus vários livros contêm observações episódios e comparativamente poucas provas experimentas. Boa parte do atrativo do seu sistema reside em sua simplicidade e consistência ao longo dos anos. Ele é fácil de compreender, em especial quando comprado com as teorias de aprendizagem mais complexas e de base matemáticas, como as de Hull.

A simplicidade estrutural do sistema de Guthrie suscitou elogios de alguns psicólogos e criticas de outros. Sugeriu-se que ele manteve essa simplicidade por não ter tratado de problemas de aprendizagem capazes de resistir a uma explicação no âmbito do seu sistema: ‘’Muitas análises acerca de Guthrie confundiram incompletude com simplicidade’’ (Mueller e Schoenfeld, 1954, p.368). Essas criticas sugerem haver necessidade de princípios e pressupostos adicionais para abranger os principais pontos da aprendizagem.

Mesmo assim Guthrie manteve sua posição e sua estatura como importante teórico da aprendizagem. Suas contribuições receberam reconhecimento formal em 1958, quando a Fundação Psicológica Americana lhe conferiu sua Medalha de Ouro.

Programas de Reforço

Para muitos psicólogos, a mais notável pesquisa de Skinner é a dedicada aos efeitos de diferentes programas de reforço. A pesquisa inicial de pressionar a barra na caixa de Skinner demonstrou o papel necessário do reforço no comportamento operante. Naquela situação, o comportamento do rato era reforçado a cada pressão da barra, isto é, ele recebia comida cada vez que dava a resposta correta. Contudo, como assinalou Skinner, o reforço no mundo real nem sempre é consistente ou continuo, mas, mesmo assim, a aprendizagem ocorre e os comportamentos persistem, ainda que reforçados só intermitentemente.

Nem sempre encontramos um bom gelo ou uma boca neve quando vamos patinar ou esquiar... Nem sempre conseguimos uma boa refeição num restaurante particular, já que os cozinheiros nem sempre são previsíveis. Nem sempre conseguimos uma resposta telefonamos a um amigo, pois o amigo nem sempre está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com