TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Ray

Exames: Resenha Do Filme Ray. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  2.082 Visualizações

Página 1 de 4

Ray é um filme norte-americano de 2004 baseado na vida do famoso pianista e cantor Ray Charles (Albany, 23 de setembro de 1930 – Los Angeles, 10 de junho de 2004). Foi dirigido por Taylor Hackford e estrelado por Jamie Foxx. O roteiro do filme foi traduzido para braile a pedido do cantor, que queria lê-lo.

Taylor Hackford tinha os direitos de adaptação cinematográfica da vida de Ray Charles desde 1987, mas não havia encontrado nenhum estúdio interessado em produzir este filme. Filmando, assim, de forma independente. Conseguiu apoio da Universal apenas na distribuição, depois do filme pronto. E um dos motivos dessa ajuda foi que um dos executivos da empresa costumava frequentar os concertos do cantor.

O ator Jamie Foxx tem formação em piano. Por isso, não precisou de dublês ao tocar o instrumento. O filme recebeu prêmios de melhor ator para Jamie Foxx: Oscar, Bafta Film Awards e Globo de Ouro, e também, melhor mixagem de som: Oscar e Bafta Film Awards.

O filme mostras várias fases que mudaram a vida de Ray Charles. Conta a vida do músico, partindo do momento em que deixa sua casa em direção a Seattle, para tentar a carreira profissional intercalando inúmeros flash-backs, onde o protagonista relembra os conselhos de sua mãe e momentos de sua infância, memórias que sempre o ajudam em momentos de dificuldade. Entre os conselhos de sua mãe estão: “Lembra sempre do que eu você me prometeu, nunca deixe nada e nem ninguém fazer de você um aleijado”; “Gente que mente também rouba”; “Eu vou mostrar como é que faz uma vez, eu ajudo se você errar na segunda, mas na terceira é contigo porque a coisa é assim no mundo”; “Não esquece que você vai ficar cego, mas não é retardado”.

Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Criado pela mãe Aretha. Ray testemunha a morte acidental de seu irmão mais novo, George, e logo depois começa a perder a visão aos poucos chegando a ficar totalmente cego aos sete anos. A partir daí tem que se adaptar a uma nova realidade e sua mãe não quer que ele necessite da ajuda de ninguém, fazendo-o prometer que jamais se deixaria ser tratado como deficiente. Assim ela o ajuda deixando que ele aprenda sozinho a se locomover, ela finge não estar por perto para que ele reaja e ele começa a perceber os sons dos ambientes.

Aretha o envia para uma escola especial em busca de conhecimento para ler, escrever e ter mais autonomia. Ray encontrou seu dom em um piano.

Já adulto vai para Seattle, onde inicia sua carreira artística e acaba sendo enganado por seu empresário e passa a exigir seu pagamento em notas de um dólar. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel, country e jazz, gerando um estilo inimitável.

Depois de alcançar o sucesso para se livrar das lembranças da morte de seu irmão que sempre o assombra, o cantor passa a ser usuário ocasional de drogas, sem afetar muito suas relações afetivas, sociais e profissionais. Logo começa a fazer uso de heroína, tendo crises de abstinência durante os shows. Ray acaba sendo preso e com medo de não poder mais cantar se interna em uma clinica de dependentes químicos e consegue se livrar da dependência.

Em março de 1961, o estado da Georgia proíbe Ray de tocar novamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com