TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos Da Maconha E Do Álcool No Cerebro

Trabalho Universitário: Efeitos Da Maconha E Do Álcool No Cerebro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  2.302 Palavras (10 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 10

1. Introdução

Um dos argumentos favoritos dos ativistas à favor da legalização da maconha é que a substância não faz tão mal para a saúde quanto o álcool e o cigarro, drogas legais. Mas existe verdade nisso? Difícil de saber, respondem os cientistas. A comparação entre essas substâncias simplesmente é muito complicada.

Embora ambos álcool e maconha sejam tóxicos quando usados para fins recreativos, sua legalidade, padrões de consumo e efeitos a longo prazo sobre o corpo são bastante diferentes. Além disso, a pesquisa dos efeitos da maconha na saúde humana ainda está em sua infância, em comparação com os estudos rigorosos que já foram feitos sobre o álcool e a saúde humana. O que sabemos é que tanto o consumo de álcool quanto fumar maconha podem levar a problemas de saúde, mostrando efeitos a curto e longo prazo.

2. Efeitos da Maconha no cérebro

O THC é uma substância química bastante potente quando comparado às outras drogas psicoativas. Uma dose intravenosa (IV), de apenas um miligrama (mg), pode produzir sérios efeitos mentais e psicológicos. Uma vez na corrente sanguínea, o THC alcança o cérebro em poucos segundos após ser inalado, e começa a agir imediatamente.

Os usuários de maconha normalmente descrevem a experiência do fumo inicialmente como relaxante, criando uma sensação de nebulosidade e leveza. Os olhos dos usuários podem dilatar, causando a impressão de que as cores possuem maior intensidade. Outros sentidos também podem se alterar. Depois, sentimentos de paranoia e pânico também podem se manifestar nos usuários.

A interação do THC com o cérebro é o que causa estes sentimentos. Para entender como a maconha afeta o cérebro, você precisa saber sobre as partes do cérebro que são afetadas pelo THC: Neurônios são as células que processam as informações no cérebro. Substâncias químicaschamadas neurotransmissores permitem que os neurônios comuniquem-se entre si; Neurotransmissores preenchem a fenda sináptica ou sinapse - espaço entre dois neurônios - e se ligam aos receptores de proteína, que ativam diversas funções e permitem ao cérebro e ao corpo ligar e desligar;

Drogas psicotrópicas são, portanto, aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando nossa maneira de pensar, sentir ou agir.

As alterações provocadas pelas drogas no nosso psiquismo não são sempre no mesmo sentido e direção, mas dependem do tipo de substância consumida.

Dependendo da ação no cérebro, as drogas psicotrópicas podem ser divididas em três grandes grupos: as depressoras, as estimulantes e as perturbadoras.

As depressoras diminuem a atividade cerebral, ou seja, deprimem seu funcionamento e, por essa razão, são chamadas de "depressoras da atividade do sistema nervoso central" (SNC). A pessoa que faz uso desse tipo de droga fica "desligada", "devagar", "flutuando". São exemplos delas o álcool, os soníferos ou hipnóticos, os ansiolíticos, os opiláceos ou narcóticos e os inalantes ou solventes.

As drogas perturbadoras não produzem mudanças do tipo quantitativo, como aumentar ou diminuir a atividade do cérebro. Elas fazem com que esse órgão passe a funcionar fora de seu normal, ou seja, a pessoa fica com a mente perturbada. São também chamadas de alucinógenas.

Por essa razão, esse terceiro grupo de drogas recebe o nome técnico de "perturbadoras da atividade do SNC". Algumas drogas deste tipo são de origem vegetal como o THC (contido na maconha), a mescalina, certos tipos de cogumelos, lírio, trombeteira. O cérebro possui bilhões de células (neurônios) se interligando das mais variadas formas, promovendo a passagem de "informação" entre as diferentes regiões do sistema. Quem possibilita que esses sinais sejam enviados de um neurônio para outro são moléculas químicas, chamadas neurotransmissores.

As drogas psicotrópicas, por serem também moléculas químicas, chegando ao cérebro, atuam interferindo na engrenagem da química cerebral, aumentando, diminuindo ou alterando a forma de atuação dos neurotransmissores.

A Maconha tem vários nomes alternativos; Mary Jane, cannabis, maconha erva, relva e haxixe só para citar alguns. Derivado da planta de cannabis, chave de maconha composto é delta-9-tetrahidrocanabinol, comumente referido como THC. Esta resina é precisamente o que age no cérebro para produzir um número de efeitos psicotrópicos.

Como isso afeta o cérebro?

Uma vez ingerido ou inalado, THC reduz a capacidade do cérebro para manter a memória de curto prazo. Isso provoca um estado alterado da realidade, particularmente um sentimento de euforia é os efeitos primários de THC no cérebro.

A maconha entra no corpo e eventualmente atinge o cérebro. Uma vez lá, ele atribui-se a base células nervosas, chamadas de neurônios. Os neurônios são responsáveis pela realização de funções específicas do sistema nervoso central (SNC), quando esses neurônios são sequestrados por THC e qualquer um dos 600 outros compostos encontrados em maconha chamada canabinóides, o resultado é que os neurônios param de funcionar normalmente. Por exemplo, neurônios responsáveis para permitir que uma pessoa se sentar ainda podem falhar e em vez disso causar essa pessoa tornar-se muito agitado.

O uso prolongado de maconha causa danos irreparáveis para uma seção do cérebro chamada hipocampo. O hipocampo é onde a memória de curto prazo é processada. Uma pessoa que fumou maconha fortemente perde sua capacidade de seguir instruções simples, aprender coisas novas ou responder com emoções socialmente aceitáveis. THC no cérebro também atua no controle de impulsos de uma pessoa.

Em uma pessoa que geralmente pode ser de fala mansa e descontraída, TCH pode fazer com que seja alto, agressivo e perigosamente auto-confiante. Os efeitos da marijuana podem fazer uma pessoa correr riscos desnecessários, tais como dirigir de forma imprudente ou abusar de uma combinação de outras substâncias ilícitas. Por esta razão, mais automóvel acidentes e data-estupros podem ser vinculados a maconha ou outras drogas.

Obs: A maconha é a droga ilícita mais usada mundialmente. Nos EUA, 40% da população adulta já experimentou maconha uma vez pelo menos3. O uso da maconha geralmente é intermitente e limitado: os jovens param por volta dos seus 20 anos e muito poucos entram num consumo diário por anos seguidos4. A dependência de maconha está entre as dependências de drogas ilícitas mais comuns: um em dez daqueles que usaram maconha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com