TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder Do cérebro (efeitos Do álcool No cérebro)

Artigo: O Poder Do cérebro (efeitos Do álcool No cérebro). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 3

O poder do cérebro

data:

Introdução:

O álcool atua no cérebro como um depressor de muitas ações no Sistema nervoso central, afeta vários neurotransmissores no cérebro, entre eles encontramos o ácido Gama- aminobutírico (GABA), e o glutamato Gaba. O ácido gama-Amino-butírico é o principal neurotransmissor inibitório do SNC, existem dois tipos de receptores deste neurotransmissor: o Gaba- alfa e o Gaba –Beta, dos quais , apenas o Gaba –alfa é estimulado pelo álcool, é ainda mais inibitório no cérebro, levando ao relaxamento e sedação do efeito do organismo.

O cerebelo é dividido em três partes: Lobo floculonodular ou vestibulocerebelo: principal função é a manutenção do equilíbrio e suas projeções.

Objetivo:

É mostrar como umas taças de vinho pode alterar o balanço químico do cérebro.

Material e Métodos:

Realizado em laboratório um vídeo para a orientação aos alunos na conclusão do relatório Fisiologia.

Vídeo: BBC O Corpo humano o poder do cérebro.

Discussão

O álcool é absorvido rapidamente pelo estomago e duodeno, em instantes, cai na circulação sanguínea. Na primeira passagem pelo fígado, começa a ser parcialmente metabolizado, ou seja, o organismo procura formas para se livrar dele, destruindo suas moléculas e expelindo pequena porcentagem delas pela urina, suor etc. o que sobra desse metabolismo vai exercer sua ação em todo o organismo, pois são necessárias varias passagens pelo fígado para que ele seja destruído completamente.

É no fígado, portanto que a estrutura química do álcool é alterada e ele é decomposto em gás carbônico e agua.

Leva mais ou menos uma hora para o fígado metabolizar um copo de vinho e não há nada que possa fazer para acelerar esse processo. Então, se a pessoa tomou 10 copos de vinho, vai ficar com o álcool no sangue pelo menos 10 horas.

O álcool é uma droga que age do fio do cabelo ate o dedão do pé, mas ação farmacológica inicial mais identificável é o efeito cerebral caracterizado por certa moleza e sensação de relaxamento, em doses baixas, o efeito ser ate agradável, no entanto se as doses forem aumentadas agudamente, além do efeito relaxante ocorre moleza mais intensa e ate coma alcoólico, que é raro, mas não improvável.

vejamos, como um copo de vinho age no Sistema Nervoso Central, sua primeira ação é sobre a química do controle da ansiedade, o sistema GABA. A pessoa fica mais relaxada, tende a filtrar os estímulos e por isso interage melhor com os muito outros. O álcool é uma substancia complexa com ação farmacológica muito variada.

Conclusão:

Nem todo mundo reage da mesma forma em relação ao consumo das taças de vinho ou uma cervejinha. A maioria responde a baixas doses de álcool com relaxamento leve e agradável. Uma minoria, porem, mesmo com baixas doses, fica muito violenta. Meio copo de cerveja pode desencadear reações totalmente descontroladas. É o que se chama de intoxicação patológica.

O efeito do álcool no cérebro é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com