TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elefante E Tigres

Artigos Científicos: Elefante E Tigres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo estatísticas do IBGE, no ano de 2000 47,8% dos municípios brasileiros não tinham serviços de esgotamento sanitário e 44,7% dos domicílios não estavam ligados á rede de coleta, deixando o esgoto a céu abertos sendo considerado um dos maiores problemas ambientais e da saúde publica do país.

Doenças transmitidas pela água – Cólera, Febre Tifóide, Leptospirose, giardíase, Amebíase, Hepatite Infecciosa

Desta forma, o tratamento de esgotos é uma medida básica de saneamento, trazendo benefícios para sua coletividade e economia do Sistema Público de Saúde (estudo da UFRJ estima que 68% das internações nos hospitais públicos são provocados pela água contaminada).

Os danos ambientais decorrentes do lançamento de esgotos em corpos hídricos também são imensos, percebemos que tudo que é jogado nos ralos das pias, vasos sanitários bueiros e mesmo nos quintais das casas, acaba interferindo no ciclo natural da água. Substâncias tóxicas, não biodegradáveis, dejetos orgânicos em suspensão e resíduos contendo metais pesados, que se acumulam nos organismos vivos, são comumente lançados sem tratamento em córregos, lagos, rios e mares, que ao invés de simbolizarem a vida e movimento, passaram ultimamente a ser relacionados com veneno e morte.

Relembrando que a coleta e a destinação final dos esgotos urbanos é um típico serviço público, em razão disso,, os órgãos públicos competentes e seus concessionários devem prestá-lo de forma adequada, eficiente e segura. Mais ao vermos todos esses problemas que enfrentamos em nosso país podemos perceber que esse órgãos não atende os mínimos requisitos a prestação do serviço, se tornando causadora da poluição ambiental e de graves riscos á saúde humana, como ocorre com o lançamento de esgoto em cursos d’ água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com