TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Com O Psicologo Escolar

Artigos Científicos: Entrevista Com O Psicologo Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  3.434 Visualizações

Página 1 de 3

ENTREVISTA COM O PSICOLOGO ESCOLAR

1. Como você iniciou sua atuação na área escolar?

R: Começou como professora em ensino fundamental, e depois devido a sua paixão por clinicar, fez psicologia tornando-se psicopedagoga e hoje é também psicóloga escolar.

2. Sua formação acadêmica (graduação e pós-graduação) contribuiu para esta sua atuação?

R: Sua formação acadêmica foi muito importante para a realização do seu trabalho, pois a partir desta a psicóloga teve o conhecimento necessário para atuar dentro da escola. Mas garante que sua experiência como professora a deu uma boa parte de conhecimento doo qual consegue ver mais amplamente as questões escolares.

3. Caso exista, quais são as facilidades da atuação profissional do psicólogo na área escolar?

R: A facilidade esta nas diversidades de atividades que ele pode exercer. O psicólogo pode atuar em diversas áreas do mundo escolar, desde dificuldades com a aprendizagem em todas as séries, orientação de alunos, orientação vocacional, até a seleção de profissionais para atuação dentro da escola.

4. Caso exista, quais são as dificuldades da atuação profissional do psicólogo na área escolar?

R: As dificuldades se apresentam em vários âmbitos, assim como em todas as outras áreas, mas as dificuldades em relação ao grupo familiar, onde alguns pais apresentam dificuldades ou limitações para lidar com os problemas apresentados pelos seus filhos. Às vezes a criança tem dificuldades para se adaptar com a metodologia do professor ou para se adaptar aos outros alunos e é nesse momento que podem surgir os rótulos nas crianças. O papel do psicólogo é avaliar a situação, entrar em contato com a família e com os profissionais, conversar com todos, a fim de se tornarem parceiros, para o bem da criança. A escola sempre tem que trabalhar em conjunto com a família. Em especial na escola trabalhamos muito as questões de inclusão, são até mesmo feitas provas diferenciadas para os alunos do qual vemos qualquer tipo de dificuldades.

5. Qual é a sua atuação profissional na Escola em que você trabalha atualmente? O que você desenvolve? Quais são as suas tarefas e responsabilidades?

R: Atualmente atuo na escola uma vez por semana, sendo responsável pela suposta resolução de conflitos que ocorrem, chamo os alunos para conversar, o pai se for o caso e trabalho com a orientação dos pais com relação às dificuldades dos seus filhos, ou seja, da aceitação dos problemas de aprendizagem, quando há a necessidade faço intervenções também com os professores, enfim gostaria de trabalhar mais a equipe, mas ainda não está sendo possível.

6. Como você percebe esta sua atuação? Acredita que são atribuições da Psicologia Escolar ou não?

R: Todas as atribuições realizadas são relacionadas à psicologia escolar. O psicólogo pode estar contribuindo desde uma simples observação de conversa de corredores, onde são mencionadas dificuldades em relação ao ensino, até uma intervenção mediadora em sala de aula. Em todos os sentidos o profissional da Psicologia atua dentro da escola e contribui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com