TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Tentativa De síntese: O Que O Psicólogo Escolar Pode Fazer?

Artigos Científicos: Uma Tentativa De síntese: O Que O Psicólogo Escolar Pode Fazer?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 5

Uma tentativa de síntese: Afinal, o que o psicólogo escolar pode fazer?

Marcia Dilburt Vaisbih, psicóloga e mestre em educação, docente dos cursos de pedagogia, e psicologia da UNIBAN/ ANHANGUERA.

Este texto pretende realizar apenas uma tentativa de sintetizar as inúmeras possibilidades de atuação do psicólogo em instituições educacionais. É uma tentativa porque existe uma gama muito grande de intervenções possíveis e necessárias que podem ser realizadas por este profissional.

Entende-se por intervenções as possibilidades de se mudar o curso atual de algo, ou seja, intervir seria o movimento de realizar uma ação , uma atividade , uma obra , que pode gerar um processo de influência e interferência para a mediação de algo que tenha sido previamente observado.

As instituições educacionais são compostas de pessoas, seres complexos e subjetivos, objeto de estudo da psicologia. Estas pessoas, observadas pelos psicólogos, são diferentes, agem e pensam de modo divergente o que deixa ainda mais difícil a constatação de um único processo interventivo. Nunca há apenas uma coisa a ser feita dentro de um espaço educativo. Ainda mais quando pensamos que dentro destas instituições, principalmente nas escolas, o trabalho pode ser feito não apenas com os alunos, mas também com os pais, os docentes, os funcionários e a comunidade do entorno, o que justifica também o caráter social desta intervenção. Para isto o psicólogo escolar desenvolve atividades direcionadas com alunos, professores e funcionários e atua em parceria com a coordenação da escola, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar.

“O psicólogo escolar desenvolve, apoia e promove a utilização de instrumental adequado para o melhor aproveitamento acadêmico do aluno a fim de que este se torne um cidadão que contribua produtivamente para a sociedade”. (Cassins, 2007, p17)

Fazendo isso, ele contribui para que se cumpra o objetivo da educação que grosso modo é formar cidadãos, através da transferência cultural e desenvolvimento de suas potencialidades resultando na evolução da sociedade.

Para este trabalho, sua base são os conhecimentos científicos sobre desenvolvimento emocional, cognitivo e social do indivíduo que são utilizados para compreender os processos de aprendizagem e direcionar a equipe educativa no aperfeiçoamento destes processos.

Como foi dito anteriormente, o foco interventivo pode abraçar todos os envolvidos “ A partir de uma atuação em equipe multidisciplinar, o psicólogo escolar é um mediador e ao mesmo tempo um interventor” (Cassins, 2007, p31)

O psicólogo escolar acaba agindo em duas frentes: a prevenção e a remediação. Se pesquisarmos no dicionário, prevenir significa evitar, impedir que se execute ou que aconteça, avisar, informar com antecedência...ou seja, age-se, para que algo negativo não venha a acontecer. Já remediar significa fazer ajustes ou mudanças em algo já ocorrido, que não tenha sido previsto.

Preventivamente ele pode trabalhar:

• Assessorando a escola na construção do Projeto Político-Pedagógico; auxiliando na distribuição apropriada de conteúdos programáticos (de acordo com as fases de desenvolvimento humano),

• Selecionando estratégias de manejo de turma, oferecendo apoio ao professor na articulação entre a teoria de aprendizagem adotada e a prática pedagógica;

• Conscientizando pais e professores sobre necessidades básicas de crianças e adolescentes, auxiliando principalmente os professores no trabalho com a heterogeneidade presente na sala de aula, no desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais, pois entre os compromissos da Psicologia Escolar, destacamos o auxílio na garantia das possibilidades de acesso e permanência na escola, contribuindo para o processo de inclusão social.

• Realizando programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras questões relevantes no dia-a-dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos tenham papel preponderante.

• Mobilizando a comunidade educacional em torno de propostas de intervenção com a comunidade.

Para ajustar ou fazer mudanças, em se tratando da remediação, podemos falar dos projetos. A definição de projeto é o que se tem a intenção de fazer; plano de realizar qualquer coisa. Estudo, de algo a ser realizado. Para que haja uma intenção de se realizar algo para a obtenção de mudança, é necessário fazer o diagnóstico. “A realização de diagnóstico institucional permite a identificação de particularidades de funcionamento de cada escola para posterior planejamento e implementação de ações, que auxiliem na melhoria e na otimização dos trabalhos pedagógicos e sociais,”(Cassins, 2007)

Através de observações, entrevistas, aplicação de questionários e queixas ouvidas, o psicólogo poderá fazer um levantamento das principais necessidades de intervenção dentro da instituição escolar, para que a remediação inicie. Mas não é incomum que no meio da intervenção, se descubram outras “falhas”, que deverão ser trabalhadas em conjunto ou posteriormente.

De acordo com o Manual de psicologia escolar/educacional, organizado por Ana Maria Cassins (2007), resumidamente, as principais funções do psicólogo escolar são:

Nível Administrativo

• Elaboração de projetos em conjunto com toda a equipe escolar;

• Realização de diagnóstico institucional;

• Colaboração em atividades organizacionais: participação em processos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com