TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Psicologica

Monografias: Entrevista Psicologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

A entrevista psicológica

A entrevista psicológica é uma técnica de investigação com procedimentos e regras empíricas que se aplicam aos conhecimentos científicos, fazendo do psicólogo um investigador e profissional. A entrevista tem um alcance delimitado, com uma variedade de objetivos, mas o foco do texto é a entrevista psicológica, que tem o objetivo de diagnóstico, investigação e terapia.

A entrevista se divide em dois tipos, aberta e fechada, na aberta o profissional têm liberdade para formular as perguntas e intervenções, na fechada as perguntas estão formuladas como em um questionário. Na entrevista aberta é necessário que haja uma flexibilidade para o entrevistado, para que se molde as perguntas de acordo com a sua personalidade, permitindo uma investigação ampla. Na fechada há a vantagem de uma maior comparação sistemática de dados.

A entrevista também pode se dividir pelo número de participantes. Dividindo-se em individual e grupal, porém em todo caso a entrevista sempre será grupal, com o entrevistador e o entrevistado.

Pode se distinguir também segundo o beneficiário, a entrevista pode acontecer em beneficio do entrevistado, de uma pesquisa ou em beneficio de uma instituição. Os dois últimos tipos requerem um despertar interesse do entrevistado.

A consulta psicológica inclui vários procedimentos sendo importante a distinção. Uma das técnicas que se usa na consulta é a entrevista e anamnese. A anamnese é uma coleta de dados detalhada, na qual é possível obter informações da história do indivíduo, de sua doença e saúde. Na entrevista psicológica o objetivo é o estudo do comportamento total do individuo.

A teoria da entrevista foi influenciada pela Psicanálise, Gestalt, Topologia e Behaviorismo. A psicanálise influenciou com o conceito de inconsciente, transferência, contratransferência, resistência e repressão, projeção e introjeção. A gestalt influenciou na compreensão do entrevistado como um todo, analisando o entrevistado em sua totalidade. A topologia no reconhecimento do campo psicológico e suas leis. O behaviorismo na importância da observação. Sendo essas influências maiores possibilitadora de um rigor e resultado.

O campo na entrevista é determinado pelo tipo de personalidade do entrevistado. A entrevista não poderá delimitar a personalidade, a entrevista é um dos meios. Para de obter resultado de uma entrevista o campo deverá ser constante, com objetivo, lugar e tempo definido. Procurando ocorrer sempre uma padronização para o entrevistado. É necessário também centrar o estudo sobre o entrevistador, em sua atitude, dissociação instrumental, contratransferência e identificação; no entrevistado é necessário centrar na transferência, estruturas de comportamento, trações de caráter, ansiedades e defesas; na relação interpessoal, com a interação entre os participantes, o processo de comunicação como projeção, introjeção, identificação e ansiedade.

É importante frisar a diferença entre entrevista e anamnese. Na anamnese se supõe que o paciente conhece sua vida e está capacitado para fornecer dados. Na entrevista deduz-se que ele não sabe esquematizar organizadamente a história de sua vida. Em diferentes entrevistas o entrevistado pode fornecer diferentes histórias, entrando em contradições. Sendo trabalhada posteriormente essa possível contradição.

A observação científica deve ser algo objetivo, excluindo toda a subjetividade do observador, permitindo a verificação por terceiros. Entretanto a observação nunca vai ser completamente objetiva, pois o observado tente a comportar de maneira diferente mediante cada observador.

A entrevista é uma técnica prática, que pretende aplicar conhecimentos científicos através da investigação científica, sendo essa investigação dividida em etapas, na qual primeiro se investiga sobre o objeto, cria um método, uma hipótese e posteriormente testa-se a hipótese através de observações ou entrevistas.

Entrevistado e entrevistador se inter-relacionam, sendo a conduta de um dependente do outro. A conduta pré-verbal tem grande interferência, sendo ela atitudes, timbres e tonalidade afetiva da voz.

Na entrevista acontece dois fenômenos de extrema importância, a transferência e a contratransferência. A transferência acontece no entrevistado no qual expõe de maneira inconsciente sentimentos que foram adquiridos nas relações interpessoais, principalmente no âmbito familiar, há a divisão em transferência negativa e positiva, a positiva são sentimentos amigáveis e ternos para com o entrevistador e a negativa são sentimentos hostis. Na contratransferência aparecem toda a resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com