TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com idoso - Desenvolvimento Laboratorio

Por:   •  28/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 4

Entrevista com idoso

Aline Rodrigues da Silva

Ariane Lima Silva

Luciana Novais de Oliveira Brito

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Goiânia, 2015

Entrevista com Idoso

       Este trabalho foi feito com o objetivo de relacionar teoria com a pratica. Colocamos aqui algumas falas do idoso que entrevistamos, e relacionamos com algumas teorias que vimos em sala de aula. Utilizamos teorias dos, De Carmo&Kitson (1996), Wilson (1995), Pikunas,Justin Desenvolvimento humano (1920), Hyden (1994). Que foram retirados dos livros Coll,Marchesi,Palacios &Cols e Diane E,Papalia,Sally W Olds&Ruth D.Feldman. Com isso conseguimos concluir nosso objetivo, entendendo a teoria com a pratica e desenvolvendo nosso conhecimento sobre o assunto.

       As perguntas foram feitas sobre a família de origem, infância, adolescência, meia idade, senescência. Não fizemos perguntas sobre escola pois nossa entrevistada não tinha escolaridade, nunca foi a escola.

Método

Participante

       Foi feito a entrevista com um idoso. Maria (nome fictício), ela tem 80 anos, não tem escolaridade, pois nunca foi a escola. Sua religião na infância era Católica, mas hoje em dia é evangélica. No decorrer das entrevistas, as impressões que tivemos é que ela tem uma boa relação com seus filhos, e que ela se sente muito bem sozinha, pois ela é viúva e mora só. Percebemos também que Maria é conformada com a morte, pois seus pais já morreram, seu esposo também, já perdeu 5 filhos recém-nascido, e a pouco tempo perdeu uma filha de 62 anos. Maria não gosta muito de sair, as vezes que ela sai é para ir à igreja ou para casa dos filhos.

Matérias:

       Durante as entrevista foram utilizados: Papeis, lapiseira, borracha, caneta e as cadeiras. Não fizemos uso de gravador.

Procedimento:

       Ao todo realizamos duas entrevistas, pois começamos a entrevistar um outro idoso porem não deu certo, então arrumamos a Maria e fizemos com ela todas as etapas em duas entrevistas. Em cada dia realizamos as entrevistas durante um tempo médio de 45 minutos. Os temas das entrevistas foram: Família de origem, Infância, Lazer, Adolescência, Lazer na adolescência, Amizade, Namoro, Meia idade e Senescência.

Resultados e Discussão

Quadro 1 - Senescência livro: O desenvolvimento psicossocial

“Bom demais, é melhor ser viúva, casamento não é muito bom”.

Comentário conforme quadro 1.

       Segundo De Carmo&Kitson,1996, a morte do companheiro geralmente significa não só a perda de um amigo íntimo e amante, mas também uma renda menor, menos status, um círculo social quebrado e rotinas diárias alteradas.

       Como é evidente, as viúvas mais velhas muitas vezes não querem voltar a se casar. Depois de se sentirem livres das tradicionais responsabilidades conjugais por um tempo, muitas apreciam a nova independência. Preferem passar o tempo com outras viúvas e com os netos, não procurando outro marido (Wilson,1995).

Quadro 2 - Meia idade-45 anos

“Perdi meus pais, meu marido, seis filhos morreram logo quando nasceram, recentemente perdi uma filha, sou conformada com a morte”.

Comentário conforme quadro 2.

       Segundo Coll,Marchesi,Palacios &Cols, o ajuste necessário para essa situação de perda, costuma ser maior para a mulher, caso tenha se dedicado por inteiro a desempenhar o papel tradicional de criar os filhos, no entanto mesmo que sinta mágoa e tristeza, quando os filhos vão embora de casa, a maioria das mulheres experimenta também certos sentimentos de liberação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com