TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com idoso

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  42.465 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PATOS DE MINAS

CURSO DE PSICOLOGIA 5° “A”

PSICOLOGIA DO ENVELHECIMENTO

PATOS DE MINAS

2015

ENTREVISTA COM UM IDOSO

Entrevista com um idoso sobre as passagens de sua vida apresentado a disciplina de Psicologia do Envelhecimento, no dia 26 de maio de 2015, como requisito avaliativo.

Profª.

   

PATOS DE MINAS

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho nos chama a atenção para os ciclos da vida em um contexto que se resulta no envelhecimento. Realizada uma entrevista com base na vida de um idoso que aos seus setenta e cinco anos, nos responderam todas as questões indagadas com lucidez, consistência e coerência. A partir de conhecimentos e bases teóricas aprendidas sobre aspectos positivos e negativos que refletem na vida madura, podemos observar varias questões, que nos impulsiona a reflexão de fatos vivenciados relacionados a adoecimentos e curas abrangidas em vários sentidos.

ENTREVISTA

  1. Quando criança onde morava?

Fazenda Cedro, distrito do chumbo.

  1. Com quem morava? 

Meu pai, minha mãe e meus irmãos; Joaquim, Geralda, Olivier, Maria, Eva, Pedro, Adão, Tereza, Olivia, Cleusa e Gaspar.

  1. Fale-me sobre seu contexto familiar.

Era uma relação em que me considero boa. Recordo-me da minha mãe em que usava cinco vestidos sobrepostos, era uma mulher rígida, nos batia de chicote com a finalidade de educar. Mas sentia-me o amor natural de mãe quando nos dedicava tempo, ela adorava nos ensinar a rezar e nos explicava sobre religião.

Meu pai não dialogava com os filhos e somente quando ele sai de casa eu e os meus irmãos aproveitávamos, para fazer aventuras, brincar e até mesmo brigar.

  1. Quais eram as brincadeiras preferidas?

Laçar animais, rodeios e brinquedos que agente mesmo fabricava por não ter condições financeiras para comprar. Agente gostava de brincadeiras proibidas, certo dia meu irmão Vicente pegou a espingarda do meu pai encheu de pólvora e pediu o Joaquim para que desse um tiro no rosto dele para ele saber se tiro doía, meu irmão atirou, ele ficou com o rosto parcialmente queimado, minha mãe havia colocado algumas roupas no chão e todas elas queimarão. Em alguma eventualidade os primos se juntavam para brincar.

  1. Fale-me um pouco sobre o lazer. 

Passeávamos nos principais meios de transporte: Cavalo, carros de Bois e charrete. O lazer eram as festas culturais e religiosas que eram próximas de casa, as festas que eram distantes as crianças não participavam somente os pais.

  1. Fale-me sobre os eventos culturais.

Forrós, festas de mutirão, folia de Reis e festas dos santos padroeiros.

  1. Fale-me sobre o sistema escolar de quando era criança e o seu desempenho.

A escola era particular, comecei a estudar com nove anos, não existiam planejamentos de estudos e me lembro de que aprendi o alfabeto em três dias. A professora ensinava religião e tinha um livro em que seguia, quando o livro terminava se trocava de serie. Aos doze anos estudei na escola publica em que era avaliado o ano por dez pontos, eu sempre conseguia alcançar a media que era cinco pontos e meio. A quinta serie se chamava admissão para estuda-la precisava fazer uma prova em Patos de Minas, meu pai não autorizou porque ocuparia meu tempo e precisava trabalhar.

  1. Com quantos anos começou a trabalhar?

Com cinco anos já era obrigado a plantar e capinar. Lembro-me que às seis horas piava as vacas e passava os bezerros na porteira para meu pai tirar o leite, depois seguia para as plantações onde trabalhávamos o dia todo e o regresso acontecia somente no inicio da noite. Corríamos muito porque os passos do meu pai eram maiores, lembro que nos tínhamos muito medo de lendas quando passávamos dentro do cerrado.

  1. O que foi marcante na sua infância? 

Muitas coisas me marcaram, as brincadeiras principalmente não me esquecem do meu cavalo, adorava correr e pular acho que eu tinha sete anos de idade quando sofri um acidente com ele.

  1.  Para você qual a diferenças das crianças da sua época para as de hoje?

Criança de hoje tem o principal, que é liberdade para ser criança, criança de hoje tem dialogo e inteligência. Eu e meus irmãos não tínhamos dialogo com o nosso pai e nem com adulto que frequentava a nossa casa.  A maioria das crianças daquela época se avistasse alguém diferente corria para o mato e alguns não sabiam o nome do pai e da mãe.

  1. Você já sofreu alguma doença?

Sim tive Tétano quando criança

  1. Na sua adolescência quais eram suas atividades principais de lazer? 

As festas e os jogos de futebol. Agente saia a cavalo para as festas e achava que era de suma importância usar armas, dava tiro nas porteiras e para cima. Corríamos muito a cavalo apostávamos corridas e às vezes acontecia acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com