TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipe de trabalho e dinamica de grupo

Por:   •  23/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

ENGENHARIA CIVIL

[pic 1]

Metodologia científica

A PSICOLOGIA DO TRABALHO NA ENGENHARIA CIVIL: SUAS FUNÇÕES E DESDOBRAMENTOS.

 Data de Realização: 22/03/2021

CCT - Centro de Ciências Tecnológicas

Curso - Engenharia Civil

Disciplina – Metodologia Científica

Discente – Lucas Ferro do Lago Veras

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota da terceira avaliação na disciplina de Metodologia Científica no curso de Engenharia Civil, porém ministrado no curso de Engenharia da Pesca na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Professora: Fabiana Penalva De Melo

Sumário

Introdução        4

Material e métodos        4

Resultados e Discussão        4

Referências        5

Anexos        6


Introdução

Este trabalho tem como principal função exemplificar a ação e importância da psicologia do trabalho na área da Engenharia Civil. Tendo em vista que, a gestão de pessoas e o contato com diferentes possibilidades diárias é perpetuado dentro da área, é de suma importância abordar e retratar a necessidade da psicologia no meio empreiteiro.

A Engenharia Civil está dentro das organizações diretamente ligada a concepção, projeto e construção de todos os tipos de infraestrutura necessários ao bem-estar e ao desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, o psicólogo organizacional tem como foco a primeira variável: os recursos humanos.

Material e métodos

  1. Materiais

Os materiais escolhidos para desenvolvimento do trabalho retratam artigos e estudos minuciosos na área da Psicologia do Trabalho e Organizacional.

  1. Métodos

O método utilizado para a construção desse trabalho suscita questionamentos de como a psicologia vem se adaptando e aperfeiçoando-se frente às mudanças na globalização fazendo surgir novas necessidades para o mercado de trabalho. Mas, como isso é encarado pelo psicólogo? Quais seriam as exigências impostas para esses profissionais e o espaço que tem para o desenvolvimento de seus saberes psicológicos influenciados na área da Engenharia Civil.

Palavras-chaves: Psicologia do trabalho. Psicologia Organizacional. Engenharia Civil.

Resultados e Discussão

  1. Discussão

Os principais temas discutidos na Psicologia Organizacional do Trabalho dentro da Engenharia Civil, são: seu exercício profissional, a forma como lida com a articulação entre a teoria e a prática, a luta por seu espaço no contexto do trabalho e a observação dos valores no meio de uma área levada ao extremo como a Engenharia, já que além de desenvolverem suas funções, são postos para atuarem em funções administrativas, seu processo de evolução, as ideias que mudaram com a chegada de uma nova era na sociedade.

A partir de tal pressuposto, e ao ressaltar sobre o valor do psicólogo dentro da organização, através das pesquisas de autores como Zaneli, Bastos, Borges, entre outros que abordam questões sobre a Psicologia do Trabalho, o presente estudo busca investigar quais as possibilidades de atuação do Psicólogo Organizacional no mercado de trabalho contemporâneo, o que mudou na profissão do psicóloga organizacional enxergando sua essencialidade no contexto labor ativo empreiteiro, de modo que passou-se a enxergar grandes mudanças e evoluções na forma de lidar com funcionários e colaboradores.

O interesse pela escolha do tema surgiu a partir das experiências que se obteve através de estudos na área organizacional em experimentos feitos em locais de trabalho. Onde pode ser observado o trabalho do psicólogo dentro das Empresas.

Durante esse período, foi observado na possibilidade de contribuição do psicólogo com seus saberes, as atividades na organização e tratamentos de forma que nunca havia sido feita.

A saúde mental no trabalho é um dos novos olhares da psicóloga dentro do trabalho. Na contemporaneidade ela deixou de ser uma psicologia voltada apenas para questão de organização e passou a pensar na saúde psíquica em organizações o que refletiu o trabalho dos psicólogos que ampliou sua atuação usando uma posição estratégica em que os interesses dos gestores e dos trabalhadores, tendo seu foco voltado na qualidade de vida e bem estar nas relações interpessoais, entendendo os conflitos do dia a dia, que surgem na empresa, o que é importante nas relações de trabalho e como elas são formadas para que haja bem estar e desenvolvimento humano no âmbito psicossocial, buscando ações para possíveis intervenções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (395.6 Kb)   docx (564 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com