TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erros de Julgamentos - Exercícios

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] [pic 2]

Procure relacionar a coluna a direita com a coluna da esquerda com seus respectivos erros:

1 - Percepção Seletiva

As pessoas interpretam seletivamente  o que veem, com base em seus próprios interesses

( 5  ) Solicitaram uma reunião com Marina do financeiro, para que ela explicasse o motivo de tantos erros recentes no seu setor e mesmo assim as avaliações de desempenho, encaminhadas por ela para a diretoria,  estava muito boas.

2 - Quadro de Referência ou Estereotipagem ou Generalização

Considera fatores externos ao cargo, tais como traços, idade, gênero, raça, classe social. Julgamento de uma pessoa com base na percepção sobre o grupo do qual ela faz parte. Cria estereótipos, uma contaminação de critério.

(   7   ) A Frigowell estipula notas de 0 a 5, para suas avaliações de competências esperadas para cada candidato. O que chamou a atenção do gerente de seleção é que a selecionadora atribuía a todos os candidatos internos notas 3.

3 - Efeito Halo

Quando construímos uma impressão geral sobre uma pessoa, influenciado com base em uma única característica ou por um traço conhecido.  Seja positiva ou negativa, que encobre as demais.

(   1   ) Marcia teve uma conversa franca com Olavo, seu rival na empresa, após uma discussão. Quando contou sobre a conversa para seu gestor, apenas lembrou da conversa  partes que a interessaram, complicando a situação de Olavo.

4 - Efeitos de Contraste ou Semelhança ou Projeção

A avaliação das características de uma pessoa é afetada pela comparação com outras pessoas, que têm em mente modelos ideais -  podendo ser ele mesmo o modelo.

(  6   ) O clima no telemarketing estava pesado. Jessica havia recebido um aumento de salário após a sua avaliação anual. O que indignou a todos foi que ela sempre precisava ser chamada para corrigir suas tarefas, mas após ter sido elogiada pelo novo cliente ela recebeu nota 9 na sua avaliação.

5 - Erro de Leniência

Benevolência (tolerância) ou severidade (exigência), tende a ser pouco ou muito exigente.

( 2 ) Douglas assumiu a gerência do setor e precisava de um assessor direto mas não conhecia bem seus 3 supervisores. Fez sua escolha, pois “mulheres são complicadas” e “chefes novos são problemáticos”. Restando assim Alfredo.

6 - Erro de Recenticidade

Influenciado por acontecimentos recentes,  avaliam o desempenho de todo um período por uma falha ou sucesso recente.

( 4 ) A vaga de analista de marketing estava aberta há semanas, e Pedro não conseguia aprovar nenhum candidato, mesmo após entrevistar mais de 30 candidatos. O analista anterior era muito querido e suas avaliações excelentes.  

7 - Erro de Tendência Central

Temendo se expor em avaliações, alguns podem  avaliar todos na média, igualando-os.

( 3 ) Na GPBrasil não havia um processo interno de seleção. Para ser promovido lá, bastava ser brincalhão e simpático com todos, que desta forma ganhava a confiança do dono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com