TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquizofrenia

Por:   •  12/11/2015  •  Artigo  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Anhanguera Uniderp

Bianca dos Santos Ferreira RA 4059909972

Módulo PINESC III

1 Introdução

O PINESC é um Programa Interinstitucional de Integração Ensino Serviço e Comunidade, que tem como objetivo conhecer a realidade dos serviços de saúde pública nas redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e o perfil epidemiológico da comunidade, relacionando a teoria com a prática.

Através do PINESC, fomos direcionados ao estagio no Centro de Atenção Psicossocial II, localizado na Av. Monte Pascoal, 366 - Vila Planalto, CAPS Afrodite Doris Contis.

A equipe multiprofissional do CAPS II Planalto é constituída de 01 Psiquiatra, 01 Enfermeiro, 01 Farmacêutico, 04 Psicólogos, 01 Assistente Social, 01 Terapeuta Ocupacional, 01 Educador Físico, 02 Técnicos de Enfermagem, entre outros profissionais.

Os psicólogos tem um papel de suma importância dentro do CAPS, eles são responsáveis pelo acolhimento dos pacientes que apresentam graves sofrimentos psíquicos, promovem atividades e oficinas com intuito de reinserção social dos pacientes, estimulam os mesmos a participarem das oficinas terapêuticas, expressivas e reflexivas e intercedem nos momentos de crises dos pacientes.

        Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais graves, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica.

O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Eles oferecem diferentes tipos de atividades terapêuticas, como oficinas expressivas, reflexivas, terapêuticas. É um serviço de atendimento na saúde mental.

2Esquizofrenia

No final do século XIX o psiquiatra Alemão Emil Kraepelin (1893) utilizou-se do termo Dementia Precox, este que enfatizava o processo cognitivo distinto e o inicio precoce do transtorno, tendo como sintomas clínicos comuns alucinações e delírios. Dementia Precox surgiu como a tradução do termo Démence Précoce empregado pelo psiquiatra francês Benedict Morel (1850) que se utilizou para tratar de pacientes deteriorados, cujo sintoma da doença havia se iniciado na adolescência.

No inicio do século XX o psiquiatra suíço Paul Eugen Bleuler (1908) cunho o termo Esquizofrenia, que substituiu a Dementia Precox, esquizofrenia foi escolhido para expressar a presença de cisões entre pensamentos, emoções e comportamentos.

A esquizofrenia é caracterizada pelo DSM-IV-TR como uma perturbação cuja duração mínima é de seis meses e inclui no mínimo um mês de delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento amplamente desorganizado ou catatônico.

Segundo Sadock (2007) a esquizofrenia normalmente inicia-se antes do 25 anos, englobando todas as classes sociais e persistindo por toda vida, o diagnóstico dela é basicamente baseado no exame mental e na historia psiquiátrica do paciente.

  1. Sintomas da esquizofrenia

De acordo Holmes (1997) os indivíduos com esquizofrenia podem pensar que são controlados por outras pessoas, que pessoas estão conspirando contra ele, ouvir vozes ou expressar-se usando linguagem sem sentido.

A esquizofrenia apresenta vários tipos de sintomas. Os sintomas mais importantes de caráter cognitivo são as alucinações, os delírios, inundações cognitivas e processos de pensamento perturbados.

As alucinações consistem em experiências perceptuais sem fundamentos na realidade, os indivíduos podem ouvir vozes, sentir cheiros e ver pessoas que não estão presentes.

Os delírios mais comuns são os delírios de referência nos quais eventos, pessoas ou objetos apresentam um significado particular para a pessoa, um exemplo desse tipo de delírio é o individuo achar que um simples gesto de uma pessoa ou um evento pode significar uma mensagem codificada ou algum tipo de sinal de que ele pode estar sendo espionado e os delírios de perseguição, onde a pessoa acha que está sendo perseguida ou que pessoas estão conspirando contra ela (Holmes 1997).

As inundações cognitivas refere-se ao fato de que os esquizofrênicos são forçados a prestar atenção em tudo a sua volta e sentem-se como se estive sobrecarregados de pensamentos, sentimentos, sensações e percepções.

Os processos de pensamentos perturbados consistem na mudança repentina no pensamento dos indivíduos, de modo que eles desviam-se frequentemente para pensamentos irrelevantes. Pessoas com esquizofrenia tendem a adquirir ideias irrelevantes em suas conversas e pensamentos (Cameron, 1944).

Os humores dos indivíduos com esquizofrenia são tipicamente descritos como “embotados”, “não modulados” ou “inapropriados” (Holmes, 1997, p.240).  Suas emoções e humores oscilam, de modo que a pessoa possa não demonstrar nenhuma reação ou emoção frente ao óbito de algum familiar ou demonstrar de um modo inapropriado (Sadock, 2007).

Os sintomas motores da esquizofrenia são amplos, alguns podem apresentar-se muito agitados e outros permanecerem imóveis por um determinado período, outros sintomas motores incluem movimentos repetitivos de mãos e dedos e contorções faciais incomuns (Holmes 1997).

  1. Diagnóstico

Os critérios diagnósticos para a esquizofrenia conforme Holmes (1997) consiste em alucinações, delírios, discursos desorganizados, sintomas negativos, oscilações de humor, comportamento desorganizado. Vale ressaltar que o diagnóstico da esquizofrenia é estabelecido por exclusão, ou seja, indivíduos que sofrem com outros problemas mentais, tendem às vezes a apresentar os mesmo sintomas e após esses outros transtornos serem descartados, o individuo pode ser diagnosticado com esquizofrenia.

  1. Tipos de esquizofrenia

No DSM-IV, são feitas distinções entre cinco tipos de esquizofrenia que consiste no quadro clínico do paciente, determinados pelo padrão de sintoma central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com