TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio

Artigos Científicos: Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - GESTÃO

5º SEMESTRE – CURSO DE PEDAGOGIA

Estamos iniciando mais um período importante do Curso de Pedagogia, na qual através do Estágio Obrigatório, teremos a oportunidade de INTEGRAR, todo o estudo fundamentado em referenciais teóricos, com a observação em campo (in loco).

A Disciplina de Estágio Curricular Obrigatório no 5º semestre contempla atividades ligadas ao trabalho realizado pelo Pedagogo no campo da GESTÃO ESCOLAR, e da PESQUISA.

A finalidade do estágio está em proporcionar ao acadêmico do Curso de Pedagogia, período de observação. Tempo em que o estagiário busca compreender como o pedagogo participa da gestão dos espaços educativos, de forma concreta: sua representatividade/participação no Conselho Escolar, Direção da Escola, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Organização de Projetos em instituições que ofertam educação formal e não-formal. Ainda a relação que esse profissional estabelece com o professor (docente), em sala de aula, relação com os demais funcionários da instituição, com a comunidade escolar, com os pais dos alunos, entre outros. No contexto o estágio favorece a observação e diagnóstico da realidade, seguida de Planejamento e aplicação de proposta de intervenção junto aos professores, comunidade, pais, alunos, ou o indicado pela equipe diretiva da escola.

As etapas previstas são sintetizadas da seguinte forma:

• Etapa 1: Observação e Caracterização da Instituição, na qual o(a) aluno(a) estagiário(a) deverá observar e analisar os elementos que caracterizam e constituem a escola.

• Etapa 2: Análise e Diagnóstico da Realidade do Trabalho Pedagógico na qual o(a) aluno(a) deverá analisar teoricamente como está organizada a realidade da instituição. Quais níveis e modalidades de ensino a instituição oferta.

• Etapa 3: Elaboração de um Planejamento Educativo na qual o(a) acadêmico(a), irá planejar um trabalho pedagógico direcionado para atender alguma necessidade da escola relacionada as atividades desenvolvidas pelo pedagogo; atividade essa escolhida ou determinada pela equipe pedagógica ou direção da Instituição.

• Etapa 4: Execução do Planejamento Educativo e Intervenção no seguimento escolhido, autorizado ou determinado pela equipe que coordena o trabalho na instituição.

Em resumo:

Figura 1. Etapas gerais do Estágio Curricular Obrigatório - Gestão nos Espaços Educativos

1. Natureza do estágio

O Estágio Curricular Obrigatório, enfocando a Gestão nos Espaços Educativos, realiza-se durante o 5º semestre do Curso de Pedagogia da UNOPAR Virtual e busca a associação das dimensões teóricas e práticas do currículo. Dessa forma, articula interdisciplinarmente os conteúdos, através de procedimentos de observação, reflexão, docência supervisionada, desenvolvimento de investigação da realidade, de atividades práticas e projetos de intervenção.

1.1 Dos objetivos

O Estágio Curricular Obrigatório I - Gestão nos Espaços Educativos tem por objetivo:

Conhecer e caracterizar os espaços de atuação do Pedagogo.

Observar, registrar e analisar situações diárias da escola, a fim de compreender e atuar na resolução de problemas pertinentes ao seu cotidiano;

Confrontar teoria e prática a partir da análise e reflexão das realidades vivenciadas;

Compreender a instituição como um todo, bem como as formas de gestão dos espaços na qual o estágio pode ser realizado, a partir de observação e da análise de seu Projeto Político Pedagógico;

Compreender a função e atuação do Pedagogo nos espaços de Educação Formal e Não-Formal;

Adquirir competências necessárias à atuação profissional do futuro pedagogo/professor;

1.2 Da estrutura, duração e desenvolvimento do estágio:

Todas as etapas previstas deverão ser desenvolvidas em uma Instituição da rede pública ou privada. A instituição deve atender o aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização do estágio a instituição deverá obrigatoriamente estar devidamente autorizada e credenciada, pelos órgãos competentes e conveniadas com a UNOPAR.

A Instituição escolhida pelo acadêmico para o desenvolvimento do estágio, deverá, realizar junto à UNOPAR o seu Convênio. Sem o Convênio de Estágio entre a Instituição e a Unopar, o(a) aluno(a) ficará impedido de realizar seu estágio, ou o estágio realizado não será validado pela UNOPAR..

A carga horária do Estágio Curricular Obrigatório – Gestão em Espaços Educativos, contempla um total de 100 horas (cem horas), de acompanhamento ao trabalho do Pedagogo - somando-se:

- 52 horas totais em atividades voltadas ao trabalho do pedagogo - realizadas na Instituição;

- 48 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção.

Sendo o estágio uma atividade curricular obrigatória por lei, a não integralização da carga horária de 100 horas a ser cumprida durante o 5º semestre do curso, implica em reprovação na disciplina do referido semestre.

O estágio pode ser realizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com