TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia - Conceitos e definições

Tese: Estratégia - Conceitos e definições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Tese  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

1. Estratégia – Conceitos e Definições

A palavra estratégia é de origem grega (strategia), que significa plano, método, manobra ou estratagemas, termos esses utilizados para alcançar um objetivo ou resultado.

THOMPSON JR. e STRICKLAND III (2000) definem estratégia como sendo um “conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. (...) é o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho”...

Segundo WRIGHT, KROLL e PARNELL (200), a estratégia se define como “planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização”.

No decorrer dos anos o conceito de estratégia teve várias formas e interpretações no que diz respeito a sua amplitude e complexidade, de modo geral a estratégia e a forma de se obter resultados em longo prazo através de um conjunto de elementos são eles: visão, missão, objetivos a longo prazo, desenvolvimento de políticas e programas, para se obter objetivos a esses fatores somam-se as constantes adaptações de situações de mutação.

Nas palavras COSTA, Eliezer Arantes (2011, pag.33), o conceito de estratégia tem como base três conceitos fundamentais o propósito, seu ambiente externo e a sua capacitação.

No cenário atual e de extrema importância que a empresa se utilize desta ferramenta, visando garantir a sua sobrevivência e a captação de melhores oportunidades do mercado, almejando seu crescimento futuro e se armando contra as ameaças futuras.

Segundo Drucker (1997, p. 47) “Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e aonde quer chegar”. Esses são os questionamentos básicos para a elaboração e implementação dessa ferramenta.

Suscetível a modificações o plano estratégico poderá sofrer alterações tanto na implantação quanto em seu desenvolvimento, quando neste for identificado falhas, abandonar não é a melhor solução a não ser que seja realizada uma minuciosa avaliação, onde as condições não forem mais favoráveis para a empresa.

Inúmeras são as vantagens quando está ferramenta de gestão é incorporada aos conceitos da empresa, podemos citar seu desempenho quando utilizamos a mesma em um dos processos importantes do marketing, que é agregar valor a um determinado produto, quando dizemos agregar valor, estamos falando em unir um grau de importância, ao produto desejado onde o preço cobrado pareça justo e não seja um empecilho para a compra, ou também quanto envolvemos e conquistamos os Stakeholders.

Conforme descrito acima o valor de um produto não pode ser determinado pela empresa e sim por seus consumidores.

1. Estratégia – Conceitos e Definições

A palavra estratégia é de origem grega (strategia), que significa plano, método, manobra ou estratagemas, termos esses utilizados para alcançar um objetivo ou resultado.

THOMPSON JR. e STRICKLAND III (2000) definem estratégia como sendo um “conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. (...) é o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com