TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia e dinâmica competitiva

Tese: Estratégia e dinâmica competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Tese  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 11

Olá gizelda5

Trabalhos Feitos - Trabalhos Premium e Grátis, Monografias & Notas de Livros

Trabalhos e Monografias

Gerador de Citação

Mais

Página Inicial » Diversos

Estratégia e dinâmica competitiva

Enviado por LiaRabelo, nov. 2011 | 10 Páginas (2341 Palavras) | 604 Consultas |

4.5 12345

| Denunciar |

ME CHAME TALVEZ...

Envie

Faculdade Anhanguera de Valinhos

Atividades Práticas Supervisionadas

Estratégia e dinâmica competitiva

Valinhos

Maio de 2011

Etapa 4

Passo 2

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em relação ao novo perfil que os profissionais precisam ter, pois o conhecimento tornou-se um pré-requisito indispensável para que as pessoas se insiram e se mantenham em seus postos de trabalho. Se antes o trabalho nas indústrias era estritamente técnico e o que pesava mais na hora da contratação de um funcionário era o tempo de experiência no mercado de trabalho, hoje o profissional precisa possuir as competências necessárias para garantir sua empregabilidade, tais como: formação, maturidade, caráter, além de saber adaptarem-se a mudanças cada vez mais constates e, principalmente, tornar-se detentor do conhecimento exigido para determinado cargo ou função. Atualmente, a evolução da tecnologia afetou a quantidade de vagas existentes para determinadas funções. Essas funções mudam o tempo todo e em muitos casos, a máquina substituiu o trabalho humano. Em uma economia globalizada, é necessário dominar idiomas, conhecer informática, ter disponibilidade para conhecer o negócio da empresa como um todo e, deter o principal fator de vantagem competitiva para as empresas: o conhecimento. Surge então, a seguinte questão: “como gerenciar o conhecimento das pessoas e desenvolvê-lo de acordo com os interesses industriais, tornando-o uma vantagem competitiva?” As

indústrias que investem na capacitação de seus técnicos de produção asseguram a qualidade e produtividade em seus produtos e processos.

Para Boog (2002), uma das questões que mais tem se falado atualmente refere-se à relação entre a automação e o desemprego. Para este autor, as empresas hoje produzem o dobro de seus produtos com praticamente um terço do pessoal que empregavam, tendo como referência a década de 60. Isso representa um ganho de produtividade imenso, que pode ser atribuído à automação e ao desenvolvimento de novas tecnologias, porém o autor afirma que, se por um lado a automação desemprega, por outro, novos empregos surgiram gerados nas áreas de tecnologia devido à mecanização dos processos. Lacombe (2005) enfatiza que as organizações precisam dispor de pessoas competentes e motivadas para produzir. Para este autor, torna-se claro que as empresas não poderão decidir se treinarão ou não seus empregados, uma vez que as pessoas são admitidas somente com as qualificações genéricas e toda empresa tem suas peculiaridades. Este autor ressalta que as pessoas são vistas hoje como os ativos mais importantes da organização, porém a capacitação e a motivação são indispensáveis para que o trabalho seja executado com eficiência e eficácia e para que obtenha êxito em seus programas de treinamento, faz-se necessário que este seja atualizado continuamente, pois este é um processo sistemático de aperfeiçoamento da competência das pessoas.

Passo3

Quando ocorre um encantamento na troca mútua de experiências,

amplificando o valor de tudo que realizamos em conjunto, vivenciamos a sinergia. Esta valorização crescerá na proporção em que aumentar a reciprocidade do respeito e da confiança, envolvendo pessoas numa busca pela realização de aspirações e planos futuros. O que pode ser feito para, estimular e desenvolver o encantamento, visando manter um trabalho conjunto eficaz e eficiente? Como garantir que o resultado deste trabalho seja sempre superior à soma dos esforços em separado? Seja qual for o escopo, para conquistar e manter a sinergia, não bastam experiência, competência, conhecimento. Há que existir um comportamento baseado em valores criados pela observância e exercício de virtudes, criando as condições básicas para uma parceria, na qual a força da sinergia será tão maior quanto mais existirem confiança mútua e espírito de colaboração. A confiança ativa talentos e possibilita que pessoas alcancem elevados níveis de performance, explicando o sucesso de algumas equipes em projetos onde predecessores fracassaram. Colaboração depende da confiança despertada e da disposição de cada um em dar apoio ao outro na realização de seus projetos. Quando amigos resolvem montar um negócio em conjunto, a confiança é motivada pela mútua iniciativa e a comprovação de competências para realização de atividades de interesse comum. A colaboração acontece com a ética no exercício destas competências para a obtenção de resultados mutuamente vantajosos.

Passo 4

Rotina Empresarial

Nos dias de hoje, visivelmente marcados pelo

desenvolvimento econômico e tecnológico, o sucesso pessoal é dirigido basicamente a conquistas materiais. Pessoas são valorizadas pela competência em obter dinheiro, poder e status.

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com