TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse No Trabalho

Trabalho Universitário: Estresse No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

Módulo: 6 Fórum 7.2

Título Estresse no Trabalho

Aluno: Simone Cristina Pires Lacerda

Disciplina: Psicologia Organizacional Turma: 76

Introdução

Nos dias de hoje quem não se estressa no trabalho? Em varias empresas de vários ramos de atividade temos relacionado ao trabalho o estresse, porém, encontramos nas instituições bancárias e financeiras uma concentração maior de afastamentos por estresse. Varias entidades, como sindicato bate de frente e briga por melhores condições psicológicas e emocionais por funcionários destas instituições.

Causas e consequências do estresse

A pressão por resultados cada vez mais inatingíveis e principalmente a exposição do funcionário por números e vendas de produtos, muitas vezes desnecessários aos clientes é o principal fator gerador do estresse dos colaboradores. Muitos por medo de não conseguir atingir as metas impostas diariamente, acabam ficando doentes com depressão, síndromes como a do pânico, insônias, dores de cabeça, mal estar, entre outras, levando o funcionário ao afastamento do trabalho e a tratamentos com medicamentos fortíssimos. Muitos também são expostos a situações de risco, como por exemplo, assaltos e sequestro de seus familiares e nada podem fazer, pois, ainda nestas situações são pressionados a agir em favor da empresa. Outro fator ligado ao estresse é o assédio moral, onde funcionários, quando retornam das licenças são encostados em outras funções que não eram as exercidas por eles, para causar constrangimentos e forçar este funcionário a se demitir sem maiores transtornos e danos á organização, visto que um funcionário “doente” não serve mais para produzir, na linguagem dos empresários, estes funcionários não tem boa vontade ou disposição para trabalhar, não os enxergam como doentes.

Influências na qualidade de vida dos profissionais e na dinâmica organizacional

Um ser humano em situação de estresse deixa de viver, sua qualidade de vida e seu rendimento profissional caem e muito, não por não querer produzir ou sair, passear, praticar exercícios, mas por não conseguir.

Sugestão de práticas institucionais para solução do problema

Vi um caso real acontecer na empresa em que trabalho, onde, uma funcionária, mãe, tinha que passar a semana toda viajando e retornava para casa somente aos finais de semana, rotina esta pertinente a sua função. Ocorreu que ela, em determinado momento, percebeu que não podia mais, pois não suportava a rotina exaustiva de ponte aérea, sua filha passou a adoecer e a perder seu rendimento no colégio devido á falta da mãe em casa. Esta funcionária então solicitou ao gestor que a mudasse de função o que a principio foi negado, pois se achava que era incompetência ou má vontade da funcionária, que não suportando mais, travou. Então ela ficou afastada por quase 1 ano, a base de remédios, terapias, foi se fortalecendo e esse mesmo gestor acompanhando tudo isso, mudou de ideia a respeito da situação, a realocou em outra função, e tudo se transformou, ela melhorou, melhorou seu rendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com