TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre Sensações

Por:   •  21/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO  

Será abordado neste trabalho a partir da teoria Luriana sobre sensações, conceito de sensação e suas respectivas classificações e suas relações com o cotidiano. Utilizando esses conceitos para explicar as experiências do dia-a-dia relacionado ao estudo de sensação na psicologia.

A abordagem utilizada é por meio dos textos motivadores, bem como as experiências vitais do ser humano. O trabalho está dividido em partes equivalentes requisitados pelo estudo dirigido, sendo 3 partes, cada um contendo articulações acerca das sensações e suas classificações.

    O objetivo do presente trabalho é reconhecer e compreender o estudo de um dos Processos Psicológicos Básicos.

  1. DESENVOLVIMENTO

1.Conceitue o processo de Sensação e explique as suas classificações articulando sua resposta, impreterivelmente, com a imagem que segue.

As sensações constituem a fonte básica dos nossos conhecimentos atinentes ao mundo exterior e ao nosso próprio corpo, assim sendo, sensação é um processo de ligação do organismo com o meio externo através dos órgãos sensoriais que existem no nosso corpo. As sensações podem se dividir em cinco tipos básicos, tato, olfato, paladar, audição e visão. Existem as sensações internas e externas compreendidas pelo nosso corpo e pelos nossos órgãos. Na primeira imagem, a ginasta, o exemplo de sensação externa de tato pois a pele é o maior órgão do corpo humano e nela são encontradas várias terminações nervosas que são capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos. Pode-se dizer também que é um exemplo de sensação externa de visão, pois a ginasta coordena seus movimentos no espaço em que ela está. Já como sensação interna podemos dizer que seria o impacto que ela sente no corpo ao realizar os movimentos. Na segunda imagem o exemplo é de sensação externa de paladar, pois o menino pode sentir o gosto e a temperatura do liquido que está bebendo. O exemplo de sensação externa de tato, o menino vai sentir o que está tocando, no caso poderia ser a textura e a temperatura do objeto que está em sua mão, ou um exemplo de sensação externa de visão, pois pode-se ver a cor e o objeto que está segurando. De sensação interna, o menino sente o liquido passando em sua garganta.

Quanto a classificação das sensações sistemáticas, é dividida em três tipos: as sensações interoceptivas, grupo mais antigo das sensações, que se referem aos órgãos internos no corpo fazendo chegar ao cérebro as excitações que vem das paredes do intestino e do estomago e do coração e do sistema sanguíneo e também de outros órgãos viscerais. As proprioceptivas relativo ao movimento do corpo no local que está inserido (espaço), à posição do aparelho de apoio e movimento no espaço. Se localizam nos músculos, tendões, ligamentos e orelha interna. E as exteroceptivas, maior grupo, faz chegar a pessoa as informações do mundo exterior e coloca o homem em contato com meio exterior. E é nesse grupo que está o olfato, a audição, o tato, o paladar e a visão. É dividida em dois sub grupos sensações de contato (paladar e tato) e sensações de distância (olfato, visão e audição).

Para Luria ainda existe a sinestesia que é a interação das sensações ao mesmo tempo, como a audição colorida em que uma pessoa quando escuta um som é capaz de enxergar cores diferentes.

2.No seu entendimento, a partir da leitura do texto, como você articula os conceitos de sensações sistemáticas com as suas questões do dia a dia. Em que momento você consegue reconhecer elas atuando no seu organismo.

         A interoceptiva pode ser exemplificada como a dor de barriga que sentimos quando não nos alimentamos, que pode ser ocasionado pelo acumulo de ácido no estomago. Como proprioceptiva pode-se exemplificar como a quando ficamos muito nervosos e não conseguimos controlar nossos movimentos, como a sensação de que seus pés parecem não estar com você a ponto de não conseguir levantar da cadeira. E exteroceptiva de contato pode ser quando você tira uma lata de refrigerante da geladeira e consegue sentir que ela está gelada (tato), já a exteroceptiva de distância quando você está passando na rua e sente o mal cheiro que vem do bueiro (olfato).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com