TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Conceitos

Projeto de pesquisa: Etica Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

ÉTICA

Introdução

Na antiga Grécia iniciaram-se os estudos sobre Ética, visando uma reflexão sobre os problemas relevantes a moral e conduta do ser humano sobre vários aspectos, como politico e social. Notou-se uma necessidade de teorizar a finalidade e o sentido do viver humano, as bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e razões para a justiça e a harmonia das condutas.

Esse estudo ocorre sobre ponto de vista de vários filósofos e em épocas distintas, gerando conceitos diferentes; nesse momento faremos um paralelo entre os conceitos do pensador Aristóteles, descritos em sua obra Ética a Nicômaco, sobre a ética e conduta moral em relação ao cotidiano humano contemporâneo no Brasil, fundamentos éticos e seus valores no meio social comum, empresarial e profissional.

1 - Conceitos

A palavra “ética” vem do grego “ethikos”, que significa “modo de ser” ou “caráter”. A palavra “moral” tem origem no termo latino “Morales” que significa “relativo aos costumes”.

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A Ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. A Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, cientifica e teórica. E uma reflexão sobre a moral.

Já Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando assim seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

2 - Ética Aristotélica

Segundo Aristóteles a ética serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra; ele acreditava que o exagero é motivador para criação de conflitos com outros indivíduos ou com a sociedade. Nesta observação surgiu a doutrina do Justo Meio, onde a virtude intermedia pontos extremos, os vícios ou defeitos de caráter.

Para Aristóteles a ética e tratada como a ciência das condutas humanas, objetivando enfim comprometer-se em possibilitar ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas. Devendo o homem dominar os vícios e crias bons hábitos.

“No sentido ético a virtude é uma qualidade positiva do individuo que aja de forma a fazer o bem para si e para os outros. Na filosofia moderna, a palavra Virtude designa a força da alma ou do carater, levando a pessoa a ter uma disposição moral para o bem ..”. (Japiassu; Marcondes, 1996, p.271)

3 – A ética na sociedade brasileira atual

3.1- O meio social comum

O cidadão brasileiro em grande parte, esqueceu ou optou em distanciar-se de certos “valores formadores”. Nota-se que nas ultimas décadas a sociedade brasileira, vem sofrendo grandes alterações, principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais. Portanto, vive-se hoje em nosso país em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com