TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo para relato de observação

Por:   •  10/5/2017  •  Dissertação  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

NOME ALUNO:         Josiana Mendes de Oliveira                                         

OBSERVAÇÃO Nº: 07

DATA:17/09/2016

LOCAL: Rua         

H. DE INÍCIO: 07h15   TÉRMINO 08h45    TEMPO TOTAL: 01h30        

GRUPO Nº: 02

TEMA: Atividades Humanas : Couraças: o individuo e suas expressões.

DISCIPLINA: Práticas Sociais e Subjetividade

Prof. Dr. Murilo Machado

Na fila de um estabelecimento comercial, comecei a observar as pessoas que ali estavam.

Chamou a minha atenção a figura de uma adolescente, aproximadamente 13 anos. Cabelos negros, feito rabo de cavalo, blusinha preta e calça jeans. Estava sozinha, evitava olhar para as pessoas a sua volta, fixando seu olhar para o celular, ou no balcão de atendimento.

Ao chegar a sua vez de fazer o pedido, demonstrou timidez. Voz baixa e as poucas palavras que disse, já foram suficientes para que ficasse com as bochechas consideravelmente rosadas. Ao ser lhe entregue seu pedido, ela agradece e sai rapidamente do local.

Observa-la me fez refletir de como a mídia bombardeia a formação do caráter de nossos adolescentes, lhes impondo como devem agir mediante a sociedade, e de como nos conformamos com tamanha interferência, fazendo de sua existência algo comum.

 Talvez o comportamento da garota tenha chamado minha atenção por justamente não se enquadrar no comportamento observado em adolescentes que assistimos nas novelas. Visto que a  Tv propicia uma visão de que as adolescentes são rebeldes, muitas vezes mimadas, comunicativas, despojadas ou hiper vaidosas, consumistas, além de exageradamente apaixonadas.

Outro ponto comum observado nas telinhas é o aparecimento de um “crush”, sendo essa uma nova terminologia destinada ao “garoto por quem a adolescente se interessa”. Enfatizo aqui o quanto uma adolescente se vê em situação de conflito quando não tem ninguém para chamar de “meu crush”, ou seja, imaginemos que a garota observada no momento não apresente interesses amorosos. Por ser adolescente, é comum que os amigos de sua faixa etária lhe cobrem isso, debochando de sua escolha em ficar sozinha.

A mídia ao mesmo tempo em que influência, impõe. Cega e dá a luz. Não sei até que ponto nos é positiva.

Assinatura da Aluna: ______________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com