TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO CURSO DE PSICOLOGIA

Por:   •  2/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

CURSO DE PSICOLOGIA

 

 

 





 

 

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório

Estágio Básico I

 

 

 

Thaina Andrade Martins                        RA:276323314448







São Bernardo do Campo

Novembro/2018

THAINA ANDRADE MARTINS

 

 

 







 

 

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório

Estágio Básico I

 

 













[pic 1]

São Bernardo do Campo
Novembro/2018


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4

2. OBJETIVO5

3. DESENVOLVIMENTO6

3.1 Dados do Trabalho e da Instituição 6

   3.2 Atividades Desenvolvidas7

3.3 Relatório de Atendimentos 8

4. ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS12

5. CONCLUSÃO13

6. ANEXOS14

7. REFERÊNCIAS BOBLIOGRÁFICAS15


INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como proposta descrever as atividades realizadas na instituição concedente do estágio, sua estrutura organizacional e serviços, e as atividades desenvolvidas durante o período de estágio. A disciplina de Estágio Básico I é composta de 50 horas, divididas entre: atividades realizadas na instituição concedente e entre atividades externas que o aluno escolhe fazer individualmente; como pesquisas na internet, discussão com colegas, leitura de livros ou artigos, filmes, etc.

Também, no decorrer do relatório, serão relacionadas com as atividades desenvolvidas durante o período de estágio, as informações estudadas a partir da leitura do livro Estratégias em Psicologia Institucional da escritora Marcia Casella.


OBJETIVO

Essas atividades de observação têm como objetivo proporcionar ao acadêmico de psicologia a vivência do trabalho dentro de uma organização, bem como a familiarização com o trabalho do psicólogo e a oportunidade de acompanhar e colocar em prática os ensinamentos da academia.


DESENVOLVIMENTO

Dados do trabalho e da instituição

A instituição concedente do estágio foi o Centro Apollo de Equoterapia e Equitação Lúdica “Equoterapia CADEE”. Trabalho realizado no Haras “Recanto dos Cavaleiros” situado no endereço Estrada Martim Afonso de Souza, 2511, Vila Balneária - Riacho Grande/SBC. Horário de funcionamento de terça a sábado, das 8:30 às 11:30; depois, das 14:00 às 17:30. O mesmo é dirigido pela Fisioterapeuta Maria Eduarda de Passos Mourão (CREFITO 3333/26), com apoio da psicóloga Juliana de Figueiredo Affonso (CRP 06/90888).

O estágio foi realizado às terças-feiras, no período da manhã das 8:30 às 11:30.

O CADEE foi criado em dezembro de 1996, tendo como principal objetivo o atendimento diferenciado, de qualidade, visando além de ganhos físicos, psíquicos, sociais e educacionais, ter momentos de descontração e lazer junto do cavalo e da natureza. Conta com uma equipe nas áreas de Fisioterapia, Psicologia, educador físico e equitação, bem como equipe de apoio destinada ao cuidado dos animais e do espaço.

A Equoterapia foi aprovada em abril de 1997 pelo Conselho Federal de Medicina. É um método terapêutico que utiliza o cavalo e o seu meio como recurso terapêutico nas áreas da saúde, educação e equitação com uma abordagem interdisciplinar, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais.

A Equitação Lúdica destina-se a crianças de 2 a 7 anos, com objetivos pedagógicos de proporcionar a iniciação à montaria. A atividade equestre favorece a conscientização corporal, equilíbrio, força muscular, coordenação motora global, além, de aumentar a autoestima, atenção e concentração, entre outros. Também são realizadas atividades se solo, incluindo o trato e manuseio de cavalo sendo elas: escovação, banho e alimentação. Na equitação lúdica, os alunos realizam atividades psicomotoras e lúdicas com os animais e seu meio, de acordo com sua idade, de forma individualizada, descontraída, segura e qualificada.

Atividades Desenvolvidas

Durante o período de estágio, é preciso lidar com pacientes de diferentes idades e patologias. Entretanto, de acordo com o livro Estratégias de Psicologia Institucional (CASELLA, 2004, p. 19), deve-se manter uma distância afetiva segura do ambiente em que se pretende ingressar; isto é, ao mesmo tempo em que é preciso manter esta distancia segura para não prejudicar a observação e criar vínculos não necessários, também é preciso manter-se próximo o bastante para se relacionar adequadamente com cada paciente a ponto de não comprometer o trabalho favorecendo a observação.

Dentro do Centro de Equoterapia, foi explicado que o cavalo é usado como agente terapêutico, pois o seu andar apresenta movimentos tridimensionais, padrões semelhantes ao andar humano, fazendo com que o centro gravitacional do paciente seja deslocado, desenvolvendo equilíbrio, adequação de tônus, controle postural, coordenação motora. Trabalham aspectos comportamentais, advindos de síndromes ou não, através dos ganhos de atenção, concentração, ordens e limites, percepção corporal e espacial, afetividade, responsabilidade, além de estimular a autoconfiança, autoestima, entre outros.

        A prática da equoterapia se destina aos portadores de deficiências sensoriais ou motoras, síndromes diversas, disfunção do desenvolvimento infantil, déficits de aprendizagem, distúrbios comportamentais, psíquicos, alterações ortopédicas, reumáticas, respiratórias, entre outras.

        O atendimento da Equoterapia CADEE engloba todas essas características, e outras mais. Cada paciente é tratado da forma como o seu diagnóstico pede e como está a situação da sua patologia no dia em questão; tanto na hora da montaria, quanto nas atividades dentro das salas de fisioterapia e atendimento psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com