TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Apresentado ao Curso de Psicologia da Instituição Faculdade Anhanguera

Por:   •  15/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Brasília

2022

ANA KAREN BIZERRA DE MELLO

ANSIEDADE NA ADOLESCÊNCIA

Projeto apresentado ao Curso de Psicologia da Instituição Faculdade Anhanguera

Orientador: Bruna Sevilha


Brasília

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        12

7 REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

A adolescência se trata de uma fase da vida aonde começam a ocorrer várias mudanças biológicas, físicas e psicológicas. Aonde o adolescente começa a ter curiosidades e começam a surgir vários questionamentos sobre todas as crenças que foram impostas sobre ele durante sua educação e desenvolvimento.

Com todas essas mudanças acontecendo os adolescentes começam a reagir de forma ansiosa a tais enfretamentos, aonde começam a aparecer os sintomas de agitação, preocupação excessiva, pensamentos conturbadores, tremores, fadiga, tensão, entre outros.

Muitos pais tratam casos de filhos adolescente com ansiedade como rebeldia, mais é necessário compreender a importância de trabalhar com esse indivíduo para que ao decorrer do seu desenvolvimento não acabe ocorrendo traumas e bloqueios.

A inclusão da psicoterapia com adolescente será essencial, para ajudar com a compreensão dos conflitos, sentimentos e enfrentamentos do seu cotidiano. O acompanhamento psicológico pode ajudar nesse período de mudanças e auxiliar o adolescente a lidar com essa ansiedade e todos os questionamentos que estão surgindo. O psicólogo vai analisar a demanda desse indivíduo e buscar estratégias para que possa trabalhar com o mesmo.

1.1 O PROBLEMA

Como trabalhar a ansiedade na adolescência?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Descrever a importância e eficácia da psicoterapia na facilitação da tomada de consciência dos sintomas, identificar as possíveis causas da ansiedade e o reconhecimento de suas emoções.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

  • Reconhecer os sintomas ansiolíticos
  • Compreender a função do sintoma
  • Trabalhar formas de intervenções

3 JUSTIFICATIVA

A ansiedade vem sendo percebida de várias formas e com isso vem afetando cada dia mais a vida dos adolescentes, assim prejudicando o seu desenvolvimento. O acompanhamento psicológico nesses casos é de suma importância para mostrar formas de lidar com situações de enfrentamento e buscar juntamente com o adolescente formas de ajuda-lo a trabalhar soluções.

Muito dos casos os adolescentes vêm com o relato de preocupação excessiva em demonstrar ser bom em tudo que faz, um bom aluno, um bom filho, com responsabilidades impostas muitas das vezes por padrões da sociedade. Com uma visão de que não faço nada além da minha “obrigação” e com isso tudo acaba se esgotando. O adolescente tem a necessidade de ser escutado e compreendido para que não venha a desencadear traumas e problemas futuros.

O acompanhamento com o psicólogo vai assim ajudar o adolescente a compreender suas preocupações, com a necessidade de aceitação, a lidar com sua estrutura emocional e a se organizar em meio tantas mudanças, acontecimentos e conflitos que essa fase trás.

4 fundamentação teórica

Adolescência é o período da vida aonde começam a ocorrer as mudanças e transformações hormonais, físicas e emocionais e com isso vem a necessidade de se ajustar. A ansiedade está presente em todas as faixas etárias, mas na adolescência apresenta um maior incomodo trazendo aflição, inquietação, medo, angustia.
A ansiedade na adolescência está associada a várias situações. Um dos sintomas mais recorrentes é o medo e a preocupação por estarem sempre em busca da sua melhor performance em realização de escolhas e tarefas. (OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2020, p.1 e 2)

Um dos principais problemas apresentados hoje é a exigência e pressão imposta sobre os jovens. Começa com a pressão dos pais, pressão da sociedade, para tomada de decisões onde muitas das vezes o adolescente não se sente preparado para e maduro para toma-las. (BRITO PINTO, 2007, p.5)

A ansiedade presente em muitos jovens hoje é pelo fato dos valores que lhes são instruídos ao longo do seu desenvolvimento, mais o adolescente vai crescendo e querendo criar suas próprias percepções sobre a vida, quando se depara com situações que vão contra suas vivencias não se questionam a respeito do que julga certou ou errado, para os pais, para a sociedade ou para si próprio. (BRITO PINTO, 2007, p.7)

O processo de amadurecimento do adolescente não deve ser baseado somente em relação as alterações físicas e biológicas, mais essencialmente a atuação deste sujeito com o mundo, pois as modificações geradas pelo mundo refletem no psiquismo do ser. (LEAL. Z. F. R. G, 2016, p.84)

Períodos curtos de ansiedade na adolescente é comum pelo fato de se tratar de um momento de muitas mudanças, com isso apresentam muita dificuldade de expressar seus sentimentos e acaba aumentando os sintomas. Desde o momento que esses sintomas começam a trazer danos e prejuízos ao seu cotidiano causando problemas físicos e psicológicos, tende a evoluir para uma patologia. (TOASSI, CARVALHO, 2021, p.5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com