TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIBROMIALGIA

Projeto de pesquisa: FIBROMIALGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

Fundação Regional de Blumenau

Centro de Ciências da Saúde

Departamento de Psicologia

Disciplina: Processos Psicofisiológicos

Professor: D M A S

Aluna: A C Z

FIBROMIALGIA

1. O QUE É

Fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dores difusas nos músculos, ligamentos e tendões; sensação de fadiga e cansaço; e pontos no corpo com sensibilidade aumentada.

A fibromialgia é muito mais comum entre as mulheres e afeta em torno de 5% da população. É uma doença que inflige grande sofrimento físico e emocional, prejudicando o desempenho no trabalho e na vida social.

Apesar dos sintomas variarem, com períodos de maior e menor dor, eles nunca chegam a desaparecer por completo. No entanto, é importante salientar que a fibromialgia não é uma doença progressiva, nem letal. Diagnóstico correto, tratamento adequado e suporte podem melhorar em muito os sintomas desta doença, garantindo saúde e qualidade de vida.

2. Causas

As causas da fibromialgia vêm sendo investigadas com maior intensidade nos últimos anos. Até há algum tempo, pensava-se que a fibromialgia era apenas um componente psicológico que manifestava-se na forma de dor.

Hoje, sabe-se que o componente psicológico, como o estresse e a capacidade de adaptação (resiliência) são fatores relacionados a fibromialgia, mas não são os únicos.

As pesquisas atuais apontam para um desequilíbrio na regulação da dor no sistema nervoso central como um dos fatores essenciais para o desencadeamento da fibromialgia.

É sabido que toda pessoa sente algum tipo de dor ou sensação incomum pelo menos uma vez por semana. Estas sensações provenientes de partes diversas do corpo são enviadas até o cérebro e são processadas a todo o momento.

De maneira simplificada, pode-se dizer que o cérebro desliga estes canais de dor que chegam até ele, se o processo doloroso for considerado inofensivo ao organismo. E assim a vida segue normalmente.

Na fibromialgia existe uma desrregulação nos neurotransmissores e neurorrecpetores relacionados a dor, que tornam-se aumentados e hiper-reativos, fazendo com que sinais que não seriam considerados dolorosos passem a ser.

Este processo é conhecido como sensibilização central a dor.

Outros fatores estão associados ao processo de sensibilização a dor, e incluem:

 Distúrbios de sono;

 Trauma ou lesões físicas em nervos e medula;

 Infecções virais;

 Anormalidades no sistema nervoso autônomo;

 Lesões musculares e

 Estresse psicológico.

3. SINTOMAS

Os sintomas da fibromialgia podem variar, dependendo do clima, estresse, atividades físicas ou até mesmo período do dia.

Os sintomas mais comuns da fibromialgia incluem:

 Dor difusa. A fibromialgia é caracterizada por dor em regiões específicas do corpo quando pressionadas. A dor geralmente persiste por meses.

 Dificuldade de movimento. Freqüentemente a dor é acompanhada por dificuldade de movimentar a região afetada, causando uma restrição do movimento completo.

 Fadiga. A fibromialgia leva uma sensação de cansaço crônico, como se o corpo não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com