TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIHAMENTO: Entrevista De Devolução

Ensaios: FIHAMENTO: Entrevista De Devolução. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CAMPUS DE NOVA IGUAÇU

CURSO DE PSICOLOGIA

ADRIANA DE FRANÇA BRASIL

FICHAMENTO

NOVA IGUAÇU

2014

ADRIANA DE FRANÇA BRASIL

FICHAMENTO

Fichamento do artigo: Relato de uma entrevista

de devolução com a criança no psicodiagnóstico

apresentado á Disciplina Psicodiagnóstico aplicada pela profª Fernanda Gonçalves, do 5º periódo do

curso psicologia como atividade estruturada para a

AV1.

NOVA IGUAÇU

2014

Entrevista de devolução com a criança: Relato de experiência/Prática profissional. (129-135)

MONTEIRO, Rebecca de Magalhães. Relato de devolução com a criança no psicodiagnóstico. Mestre e doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco.

FICHAMENTO

‘’O enfoque dado neste artigo foi na entrevista de devolução com a criança, considerada parte intrínseca do processo de psicodiagnóstico. Foram participantes dessa avaliação uma criança de sete anos acompanhada de seus pais. Após a integração dos dados coletados, por meio de testes e técnicas psicológicas, assim como entrevistas com os pais do paciente, foi elaborada uma entrevista de devolução lúdica e interativa para a criança. Nessa etapa solicitou-se à criança que contasse o final de uma história criada especialmente para contextualizar a experiência vivida por ela no processo de psicodiagnóstico’’. (p.129)

‘’O psicodiagnóstico é uma avaliação feita com o propósito de identificar sintomas que possibilitem a compreensão do momento pelo qual o sujeito está passando bem como buscar fatores que o ajude em possíveis saídas para enfrentar os conflitos vividos. Para tanto, é preciso desenvolver um plano de avaliação com o objetivo de programar a aplicação dos instrumentos adequados e específicos para cada sujeito na busca de respostas para as perguntas iniciais (Cunha, 2002)’’. (p.130)

‘’De acordo com Ocampo, Arzeno e Piccolo (2001), a devolução pode acontecer em uma ou mais entrevistas finais, pois permite ainda agregar dados ao psicodiagnóstico e sintetizar o caso, emitindo com maior clareza o diagnóstico e o prognóstico. Por ser a finalização de todo um processo no qual muitos conteúdos foram abordados, é preciso discriminar os aspectos sadios e não sadios, adaptativos e não adaptativos do paciente, bem como de seus pais e familiares. Outro aspecto relevante apontado por Carrasco e Potter (2005) e que tem a intenção de delinear os limites da devolução é a seleção do que deve ser dito ao paciente e seus responsáveis. Dessa forma, o psicólogo pode traçar um plano de devolução direcionado e flexível ao mesmo tempo, possibilitando modificações no decorrer da entrevista’’. (p.130)

‘’É importante lembrar que o paciente precisa se sentir parte do processo de avaliação para colaborar durante os encontros com o psicólogo e também sentir-se menos ansioso por saber que terá um resultado final. Já para os pais do paciente a devolução é importante porque, na maioria das vezes, a consulta foi solicitada por eles e, portanto, é preciso ajudá-los a fazer a reintegração, atualizada e corrigida, da imagem do filho. Portanto, as iniciais P.R. referem-se a criança que participou deste processo de psicodiagnóstico. P.R. tinha sete anos, era do sexo masculino e foi encaminhado pela escola à clínica de psicologia com queixa de contar mentiras e inventar histórias para os colegas e a professora. O processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com