TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME 12 HOMENS E 1 SEGREDO

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 5

Análise do filme 12 Homens e uma Sentença

Questões:

  1. O relacionamento humano pode se manifestar, de diferentes maneiras, antipatia, apatia e simpatia. Você observou esses comportamentos no filme? Comente relacionando com o filme.

Resposta: Acredito que houveram as 3 maneiras. Principalmente antipatia e apatia, desde o começo do filme personagens demonstraram antipatia e apatia por serem indiferentes com a vida do rapaz, por serem rios e não estarem nem um pouco interessados em ver o outro lado da história, ainda falando que não estavam nem ai se ele fosse morrer porque era indiferente pra eles (APATIA). Alguns desses demonstraram super antipáticos pela maneira de falar com os outros e reagir sobre o comentário dos colegas. Simpatia começou aparecer pelo Sr. que achava o menino inocente e acabou cativando essa simpatia por alguns conforme as provas. E é isso, no meu ponto de vista o filme obteve as 3 manifestações.

  1. Foi possível observar os diferentes tipos de comportamentos nas relações interpessoais desse grupo. Identifique esses comportamentos no filme.

Resposta: Como na resposta anterior, teve o comportamento manifesto (simpatia - antipatia), comportamentos verbais, comportamento não- verbais (através do corpo), comportamento passivo, agressivo, teve o assédio moral (quando algum deles se achavam autoritários aos outros, humilhando e fazendo ameaças, colocando pressão em cima do colega).

  1. O grupo formado no filme é formal ou informal? Justifique.

Resposta: Grupo formal, pois foi escolhido para servir especificamente o tribunal.

  1. Que tipo de grupo de trabalho foi formado no filme?

Resposta: Grupo fragmentado

  1. Por quais fases de formação de grupos, o grupo passou no filme? Que comportamentos foram observados?

Resposta: Fase de descobrimento do outro, incerteza de regras e normas, procedimentos – INCLUSÃO

Fase de conflitos – CONTROLE

Fase de AFEIÇÃO, que no decorrer e final do filme mostrou que houveram sentimentos de proximidade e pertença ao grupo.

  1. Que tipo de papéis de grupo construtivos e não construtivos você identificou? Identifique a cena.

Resposta: Construtivo – A cena em que o senhor que desde o começo falou que achava o menino inocente começa a falar os fatos da noite do assassinato fazendo com que os outros colegas percebam que tem um outro lado da história e que os depoimentos dados poderiam não serem verdadeiros e como todos prestam atenção nele e consequentemente começaram a achar que o menino também era inocente. A cena que mostra o grupo não construtivo é quando os três últimos personagens que não aceitavam que os outros colegas achassem que o menino era inocente... Eles se exaltavam, gritavam, ficavam totalmente descontrolado, brigando com os outros colegas na tentativa de serem dominadores, tentando falar e achar outros motivos para eles acharem que o garoto era culpado sim. Esta cena nos mostrou o grupo não construtivo.

  1. Todos os grupos participaram de forma igualitária para expor suas opiniões? Comente.

Resposta: Não. O grupo construtivo era mais calmo mais quieto mais observador e eram ´´humildes´´ para trocar o seu voto para inocente. Já o grupo não construtivo era impaciente, em vez de acharem e combinarem os atos já citados eles só gritavam e não aceitavam a outra versão da história que era a correta. O grupo não construtivo não estava nem aí para a vida do garoto já a do construtivo estava se esforçando para encontrarem as verdades.

  1. Comente sobre o comprometimento das pessoas na realização da tarefa.

Resposta: Poucos se interessavam à cumprir a tarefa. Um estava ali só porque achava melhor do que trabalhar, outro queria ir embora logo para poder assisti um jogo, outro não estava nem ai para o garoto só queria que terminasse de uma vez para poder ir embora, outro queria ir jantar...

  1. Em que momento você percebe o processo de criatividade do grupo, ou individual, porque?

Resposta: O momento que percebi a criatividade do senhor do início que tenta mudar a opinião dos colegas... Ele começa a falar sobre a velocidade que o trem passa na hora e o som que ele faz, que é um som super alto impossível de o velhinho ter escutado o garoto gritar que ia matar seu pai, e o tempo que o velho vai até a porta para ver o menino descendo as escadas, que era praticamente impossível ele ter visto. Super criativo.

  1.  Sob o ponto de vista dos conceitos trabalhados, analise o comportamento do líder durante a história. Qual dos personagens você identifica com o líder, e porquê?

Resposta: O que se identificou mais com o líder foi o primeiro jurado, pois ele que colocava ordem quando algum dos outros colegas se exaltavam, ou quando se levantavam, ele que dava informações e pedia as provas para o policial, ele que orientava os outros, quando ele falava os colegas ô respeitavam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com