TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

F.J. Herbart - O Organizador Da Pedagogia Como Ciência

Artigo: F.J. Herbart - O Organizador Da Pedagogia Como Ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 2

F.J. Herbart – O Organizador da Pedagogia como ciência

O filósofo alemão Johann Fridrich Herbart (1776 – 1841) formulou, pela primeira vez, a pedagogia como uma ciência, com fios claros e definidos. Herbart construiu uma estrutura teórica baseada numa filosofia do funcionamento da mente, adotando a psicologia aplicada como eixo central da educação. A partir disso, o pensamento pedagógico passou a ter forte vínculo com as teorias de aprendizagem. Para ele, a mente funciona com base em representações e negava a existência de faculdades inatas. As relações entre essas representações é o que determina a dinâmica da mente (nem sempre conscientes). Elas podem se combinar e produzir resultados manifestos ou entrar em conflito entre si e permanecer, em forma latente, numa espécie de domínio do inconsciente. Esse processo influenciou a teoria psicanalítica de Freud. A maior contribuição dele foi o princípio de que a doutrina, para ser realmente científica, precisa comprovar-se experimentalmente. Surge, então, as escolas de aplicação, que respondem à necessidade de alimentar a teoria com a prática e vice-versa.

Na sua teoria, memória, sentimentos e desejos são apenas modificações das representações mentais, e agir sobre elas, influencia toda a vida de uma pessoa. Assim, essa da educação interfere diretamente nos processos mentais de estudante a fim de orientar sua formação. O objetivo maior é a formação moral do estudante. A ênfase é no conceito de instrução, pois considera a criança um ser moldado intelectualmente e psiquicamente por forças externas.

Para Herbart, existem três procedimentos que constituem a ação pedagógica: governo; instrução educativa e disciplina. O governo é a manutenção da ordem pelo controle do comportamento da criança. Na instrução educativa, o motor é o interesse. Na disciplina se fortalece a autodeterminação como pré-requisito da formação do caráter. É um processo interno.

Muitas de suas contribuições ainda são valiosas, tanto para psicologia quanto para a pedagogia, mas com o aparecimento da escola ativa, o seu pensamento e prática, originada dele, do século 19, se tornaram ultrapassados. A pedagogia contemporânea tornou o aluno sujeito do ensino e substituiu o individualismo do século 18 por uma visão mais complexa dos fatores envolvidos no trabalho de ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com