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FONTES DO CONHECIMENTO E AS SUAS CARACTERÍSTCAS

Por:   •  13/4/2015  •  Seminário  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

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1:Defina Epistemologia

Significa ciencia  conhecimento, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. É uma palavra que vem do grego.

FONTES DO CONHECIMENTO E AS SUAS CARACTERÍSTCAS

A origem do conhecimento provém exclusivamente da experiência (empirismo – LOCKE ), ou o ( INATISMO– LEIBNIZ ) ou um compromisso histórico de ambos (APRIMORISMO –T)).Então, desenvolveu-se o método científico, que em sua versão estrita, conta com três métodos principais por serem aceitos pela comunidade científica: a percepção, a intuição e a lógica. Também pode figurar-se como fonte do conhecimento quer seja popular ou científica a criatividade. Um exemplo de conhecimento popular pode ser a frase  ` É de grão em grão que a galinha enche o papo´´, ou um exemplo que ilustra a criatividade como fonte do conhecimento pode ser  `` a loucura do amor.

 CARACTERÍSTCASDA FONTE DO CONHECIMENTO:

A LÓGICA: não deve cometer erros, pois nesse casso, deixaria de ser lógica e passaria a se considerar como pura especulação.

FONTE DE CONHECIMENTO DA INTUÍÇÃO: Comete erros, pois não possui a segurança precisa de raciocínios e não se detém, continua com argumentos parciais, concluindo ela mesma não podendo rejeitar. Quando não dependente da segurança, torna-se potencialmente maior que a lógica. É encontrada com maior frequência na linha da criatividade do que na da intuição. No caso da teoria geral da evolução condicionada da vida, sua posição filosófica esbarra com as crenças e posições mais comuns dentro da sociedade, mas no fim propõe-se meios de verificação empírica e, conseguem-se. Existem três interpretações relacionadas entre teoria e realidade ( OBSERVAÇÃO ): O reducionismo, o realismo e o instrumentalismo ou convencionalismo.

*O reducionismo é a teoria científicaao mundo do observável.

*O realismo aceita que determinadas entidades não seja observável, mas exigem que sejam

reais, ou seja, que existam, independente da mente. O instrumentalismo ou convencionalismo define-a como instrumento útil se pode fazer vaticínios

PRINCIPAIS TIPOS DE CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELO O HOMEM:

CONHECIMENTO EMPÍRICO Também chamado de conhecimento popular, vulgar ou comum, é aquele que se adquire no dia a dia, independente de estudos ou critérios de análises. É o primeiro nível de contato do homem com o mundo, acontecendo por meios através de experiências causais e de erros e acertos.

Exemplo: O indivíduo sabe que nuvens escuras é sinal de mau tempo, no entanto, não tem ideia da dinâmica das massas de ar, das umidades atmosféricas ou de outros princípios atmosféricos. Ele nãointenciona a ser profundo, mas básico.

CONHECIMETO TEOLÓGICO  Conhecimento relacionado ao misticismo, fé, ao Divino, ou seja, a existência de um Deus. Este conhecimento de uma forma geral, responde o que a ciência não consegue responder, visto que ele é incontestável, já que se baseia na existência de um ser supremo ( FÉ ). Seus conhecimentos ou verdades teológicas estão registrados em livros sagrados, revelados por seres iluminados como Profetas ou Santos, que estão acima de qualquer, por receberem os ensinamentos diretamente de Deus.

Exemplo: A Bíblia, os Textos Sagrados, o Alcorão, as Escrituras de Nitirem Daishomimentre outros.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO   e o conhecimento especulativo sobre fenômenos gerando conceitos subjetivos ,surge a partir da reflexão e dos referenciais macroestruturais (paradigmas adotados .o conhecimento filosófico e fruto do raciocínio e da reflexão humana .e o conhecimento especulativo sobre fenômenos gerando conceitos subjetivos.busca da sentido aos fenômenos gerais do universo , ultrapassando os limites formais da ciência

Exemplo: São as respostas para asperguntas que o próprio homem faz. Quem é o homem? De onde ele veio? Para onde ele vai? Qual é o valor da vida? O que é o tempo? O que é o sentido da vida?

CONHECIMENTO CIENTÍFICO: É o conhecimento que busca a explicação profunda do fenômeno e suas inter-relações com o meio, procurando delimitar o objeto alvo, buscando o rigor da exatidão, que pode ser temporária, porém comprovada com clareza e, precisão, levando a elaboração de leis universalmente válidas para todos os fenômenos da mesma natureza.

Exemplo: A matemática, A Teoria da Gravitação Universal de Isaac Newton, A Teoria da Seleção Natural de Charles Robert Darwin e a Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

SENSO COMUM : É o modo de pensar da maioria das pessoas.Sãonoções comumente admitidas pelos indivíduos. É o conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo. Caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e, passadas de geração a geração.

Exemplo: Expressões tais como: Mulher no volante ao volante há risco constante/ Quem dá aos pobres empresta a Deus/ O que não tem remédio remediadoestá, entre muitos.

O PAPEL DO PENSAMENTO DE RENÉ DESCARTES E JOHN LOCKE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.

O projeto de Locke é mais modesto do que o de Descartes, pela própria natureza empirista. Para Locke, produzir conhecimento é produzir ideias. Para Descartes, a condição fundamental da produção do conhecimento verdadeiro é Deus, uma vez que afirma a existência de ideias inatas. Ao retirar das ideias o caráter inato, Locke defende que o que apreendemosda experiência é que dá origem ao conhecimento, pois o conteúdo da nossa consciência: emoção,Pensamentos, lembranças, etc., vem daquilo que nós temos experiências.Esse conteúdo, Locke chama de ideias. Nossos sentidos segundo ele, sãoas únicas fontes de ligação direta entre nós e a realidade. As qualidades primárias estão nos próprios objetos, as qualidadessecundáriassurgem da interação do objeto do próprio sujeito, sendo assim variam de sujeito para sujeito. Descartesentende o inato como princípio ( como causalidade, identidade ) ou como noção ( como Deus, substância ). Para Locke, tal concepção inatista coloca DEUS como o responsável pela existência de determinadas ideias em nós, o que segundo ele, teria um caráter dogmático, uma vez que é inquestionável; é colocado como ponto de partida. Desta forma, ele tenta, através do uso das faculdades naturais, fazer com que os homens possam chegar ás ideias. Segundo Locke, o conhecimento universal não é inato, uma vez que não é a razão que os descobrenem todas as pessoas compactuam de certas noções ditas universais, como o princípio de identidade e de não-contradição.  Assim, percebemos que a principal discordância entre o pensamento de Descartes e John Locke, é a negação do último a respeito da existência das ideias inatas, tendo sido por isso acusado de cetismo, tais acusadores, porém não levaram em conta passagens dos escritos do empirista que explicitamente mostram suas crenças em Deus.  Locke considera o autor digno de gratidão devido ao fato de a porção e o grau de conhecimento autorgados nós, por ele serem superior ao dos outros habitantes da terra. Ao nos ocuparmos daquilo que nos foi dado pelo nosso ``criador´´ ( ao invés de ficarmos nas sendas da especulação ), estaríamos agindo bem, isto é, lutando contra ócio e o cetismo.  conforme correntes teóricas, Descartes na França e Locke na Inglaterra, são considerados os fundadores da moderna teoria do conhecimento.  Enquanto Descartes segue a tradição iniciada na antiguidadepor Parmênides, baseada na razão e, representando o racionalismo, Locke continuou a vertente iniciada por Heráclito, baseada nos sentidos originando juntos com outros filósofos de sua época, empirismo.Assim, ao observar o pensamento filosófico na idade moderna, devemos ter em mente a forte contribuição de uma discussão densa na antiguidade. A despeito da discussão iniciada na antiguidade, durante a Idade Média, o cristianismo interrompeu o debate em torno da possibilidade de conhecer.Isto porque o cristianismo medieval distinguiu as verdades de fé, reveladas, e a realidade racional.Em outras palavras, a realidade passou a ser aquela que Deus permite conhecer, revelada pelo poder eclesiástico.Esta forma de enxergar o mundo só começou a mudar a partir da contestação de alguns pensadores, entre eles, nos século XVII, René Descartes na França e John Locke na Inglaterra.Os dois, conforme a corrente teórica, são considerados fundadores da moderna teoria do conhecimento.Entretanto, Descartes segue uma tradição iniciada na antiguidade por Parmênides, baseada na razão, representando o racionalismo.Locke continuou a vertente iniciada por Heráclito, baseada nos sentidos, originando, junto com outros filósofos de sua época, empirismo.Assim, ao observar o pensamento filosófico na Idade Moderna, devermos ter em mente a forte contribuição de uma discussão densa iniciada na antiguidade

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