TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Pesquisa como Fonte de Qualidade e Conhecimento

Por:   •  28/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SÃO LUIS DE FRANÇA

DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO II

PROF: DRA. SIMONE PAIXÃO RODRIGUES

DISCENTE: ANA PRISCILA GOIS SANTOS

FICHAMENTO

ARAUJO, Maria José de Azevedo; AZEVEDO, Ana Maria Lourenço de; e VIANA, Sônia Maria de Azevedo (orgs). et. al. Quem tem medo do TCC? Desatando os nós da Pesquisa Científica na Prática Acadêmica. Vários autores. Guarapari- ES. Ex Libris, 2008.

Objeto:

Mostrar a importância da pesquisa como fonte de qualidade e conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos:

Analisar a contribuição da pesquisa na organização do trabalho pedagógico no ensino superior, visando à melhoria do ensino.

Metodologia:

O texto é dividido em quatro partes e os organizadores assim os classificou:

Parte1. A construção da autonomia se realiza também de forma informal, pois o ensino não deve ser algo técnico, o professor precisa reconstruir conhecimentos através de pesquisas, a fim de ajudá-lo na sua prática em sala de aula, possibilitando a autonomia intelectual do aluno.

Parte 2. Através da democratização da educação, o acesso ao nível superior de ensino tem sido totalmente acessível. Esse processo é capaz de transformar o indivíduo positivamente, porém alguns não possuem preparo na educação básica, o que dificulta a aprendizagem.

Parte 3. A formação do professor pesquisador resulta na autonomia intelectual do mesmo e posteriormente dos educandos, pois abre espaço para novas práticas educativas.

Parte 4. A busca pela qualidade do ensino tem mudado o âmbito escolar, modelo de ensino tradicional tem sido extintos, a criticidade e a reflexão de ambas as partes, favorecem a formação educacional.

Fontes:

Os organizadores tiveram como fonte para fundamentar seu objeto de pesquisa documentação acerca da pesquisa como mediação do ensino e instrumento promotor da autonomia acadêmica.

Principais conceitos utilizados pelos autores:

‘’Saber pensar e aprender a aprender são categorias que compõem hoje o mais recente desafio das instituições de ensino. ’’ (p. 46)

‘’A formação de uma atitude flexível, aberta e crítica, do estudante de nível superior, tendo em vista a aquisição do conhecimento científico, pressupõem a organização de uma rotina pedagógica favorável para mobilizar a conquista de uma postura acadêmica madura e responsável, necessária a autonomia do aprendiz. ’’ (p. 53)

‘’A busca da qualidade nos processos de formação profissional rejeita a tutela do ensino sob um modelo didático instrucionista, baseado no repasse de cópia, onde o professor figura como dono do saber. ’’ (p. 60)

Principais conclusões dos autores:

‘’Já não é mais admissível continuar a desenvolver uma experiência pedagógica fundamentada no paradigma da racionalidade técnica, privilegiando a visão bipartida que separa o professor do pesquisador, o ensino da aprendizagem, a teoria da prática. ’’ (p. 46)

‘’Aprender a ler e a perceber melhor a realidade plural e complexa que nos cerca, concretiza o fundamento ético político presente na finalidade da educação superior. ’’ (p. 49)

‘’É preciso e é urgente, que se pense em novas formas de equalização pedagógica para aquisição do saber acadêmico, fomentando espaços paralelos de aprendizagem complementar que fortaleçam a competência construtiva do aluno, promovam sua auto-estima e contribuam efetivamente para que tenham uma aprendizagem realmente significativa. ’’ (p. 55)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com