TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DO COMPORTAMENTO

Trabalho Escolar: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DO COMPORTAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  3.403 Visualizações

Página 1 de 2

 É a maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir a um determinado objeto que pode ser uma pessoa, um grupo de pessoas, uma questão social, um acontecimento, enfim, qualquer evento, coisa, pessoa, idéia, etc.

 Processo pelo qual o indivíduo adquire os padrões de comportamento que são habituais e aceitáveis nos seus grupos sociais.

 Aprender a ser membro da família, comunidade, grupos profissionais, etc.

 Sofre influência direta da cultura.

 A família é o primeiro e maior agente socializante. (Mãe – função maternaProcesso pelo qual o indivíduo adquire os padrões de comportamento que são habituais e aceitáveis nos seus grupos sociais.

 Aprender a ser membro da família, comunidade, grupos profissionais, etc.

 Sofre influência direta da cultura.

1. A família é o primeiro e maior agente socializante. (Mãe – função maternaComponente COGNITIVO (pensamento) = formados pelos pensamentos e crenças a respeito do objeto.

2. Componente AFETIVO (sentimento) = elementos de atração ou repulsão em relação ao objeto;

3. Componente COMPORTAMENTAL = representado pela tendência de reação da pessoa em relação ao objeto da atitude. (único observável)

4. Temos atitudes em relação a quase tudo, exceto em relação aquilo que não conhecemos ou aquilo que tem pouca ou nenhuma importância para nós.

 A importância das atitudes de alguém pode-se prever seu comportamento. Além disso, se pretender mudar o comportamento das pessoas, deve-se procurar formar atitudes nelas, ou alterar as já existentesTemos atitudes em relação a quase tudo, exceto em relação aquilo que não conhecemos ou aquilo que tem pouca ou nenhuma importância para nós.

 A importância das atitudes de alguém pode-se prever seu comportamento. Além disso, se pretender mudar o comportamento das pessoas, deve-se procurar formar atitudes nelas, ou alterar as já existentesAs relações são mais formais e impessoais, o grupo não é um fim em si mesmo, mas um meio para seus componentes atinjam fins externos ao grupo. No momento que o grupo deixar de ser um instrumento útil para que estes fins sejam atingidos, ele se dissolverá. A sala de aula

é um exemplo.

1. POSIÇÃO = é definida pelo conjunto de direitos e deveres do indivíduo no grupo. ex.: Família = posição de pai, cujos deveres são sustento, etc. e direito de ser respeitado, ...

2. STATUS = é semelhante ao de posição, mas se refere mais ao valor diferencial de cada posição dentro do grupo ou instituição.

3. PAPEL = comportamento esperado da pessoa que ocupa determinada posição com determinado status.

4. O conceito de PAPEL é importante para se compreender ás expectativas dos outros a nosso respeito (mesmo as negativas). Assim sendo, conhecendo-se o papel que será desempenhado por uma pessoa, pode-se até certo ponto, prever e compreender o seu comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com