TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores da formação da personalidade

Artigo: Fatores da formação da personalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Logo nos primeiros anos de vida, as crianças estão envolvidas por uma grande variedade de respostas comportamentais, que servem como uma função exploratória. "Através de um processo de aprendizagem por 'tentativa e erro', a criança aprende quais respostas comportamentais são eficazes e quais não são. De uma perspectiva do aprendizado, a criança descobre quais respostas comportamentais levam a um reforço/estímulo (prazer) e quais respostas são ineficazes e punitivas ( não prazerosas)".

Através de um processo de modelagem, a criança desenvolve um repertório de comportamentos que visam evitar a punição. Juntamente com o processo de amadurecimento da criança, os comportamentos reforçados originam os traços, que são um conjunto de comportamentos que a pessoa emite em maior quantidade e que caracterizam a pessoa. Estas características formam a personalidade.

"A personalidade representa um padrão de traços comportamentais abertos, cognitivos, afetivos, profundamente enraizados e amplamente exibidos, que persistem durante um longo período. Estes traços emergem de uma matriz complicada de disposições biológicas e de aprendizado por experiência".

A personalidade está intimamente relacionada com o caráter e o temperamento de uma pessoa. O temperamento é particular (cada pessoa é de uma maneira) e conceitua-se como a matéria-prima biológica para o desenvolvimento da personalidade. O caráter é um subconjunto da personalidade, mais amplo do que o temperamento, e é definido como algo que indica até onde um indivíduo é fiel aos costumes e valores da sociedade em que vive, sendo um reflexo das influências ambientais.

Vale salientar, portanto, que o desenvolvimento da personalidade se dá pela interação complexa entre fatores biológicos e fatores ambientais. "Os fatores biológicos lançam as bases que preparam o desenvolvimento da personalidade, enquanto que os fatores ambientais agem na modelagem de sua expressão. Portanto, os fatores biológicos podem lançar os parâmetros para o desenvolvimento da personalidade, mas os fatores ambientais servem para refinar e, finalmente, ditar o que acreditamos constituir a essência da personalidade humana".

Os fatores biológicos influenciam o desenvolvimento da personalidade através da hereditariedade e dos fatores maternos pré-natais. Na hereditariedade, as disfunções são causadas por genes ou por cromossomos defeituosos; porém, acredita-se que as influências genéticas podem ser moldadas pelas forças do ambiente que agem nas fundações genéticas do indivíduo. Já em relação aos fatores maternos pré-natais, o desenvolvimento do feto pode ser afetado pela desnutrição da mãe, por complicações na gravidez, temperamento da mãe, consumo de produtos químicos (álcool, cafeína, etc) pela mãe, causando influência sobre o desenvolvimento biológico do feto e consequentemente na formação da personalidade.

Embora o substrato biológico seja formado pela programação genética, esses fatores são modificados através da experiência ambiental. Os fatores ambientais estão intimamente relacionados com a aprendizagem e esta, se dá através da aquisição de inúmeras respostas comportamentais cognitivas, afetivas e abertas que o organismo "recebe" do ambiente. A interação dos fatores ambientais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com