TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores de Risco: Grupo de Pares, Impulsividade e Consumo de Drogas

Por:   •  24/9/2019  •  Monografia  •  9.236 Palavras (37 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 37

Índice

INTRODUÇÃO        2

Objectivo geral:        3

Objectivos específicos:        3

Metodologia        4

Estrutura da pesquisa        4

CAPÍTULO I. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

1.1Delinqueência Juvenil        5

1.2        Factores de Risco        9

1.3        Fatores de Risco: Grupo de Pares, Impulsividade e Consumo de Drogas        13

1.3.2 Fatores de Risco – Grupo de Pares delinquentes.        14

1.3.2 Fatores de Risco – Impulsividade        20

1.3.3   Fatores de Risco – Consumo de Drogas        22

1.4        Adolescência        24

CAPÍTULO II – ANÁLISE DOS RESULTADOS.        27

CONCLUSÃO        28

BIBLIOGRAFIA        29

APÊNDICE        38

INTRODUÇÃO

 Alguma vez  foi vitima de Delinquência? É cada vez maior, o número de  famílias angolanas e não só que tornam-se dependentes da delinquência juvenil que surge como uma construção social e institucional em torno da qual se reúnem definições e ideias sobre situações e comportamentos que contrastam com o conceito ideal que temos da infância e da juventude.

 A  crise económica e financeira que o país enfrenta nos últimos anos, pela qual muitos dos países passam, fruto de políticas macroeconómicas, debilitou seriamente a capacidade do Estado de  investir em serviços públicos, tal como nas áreas da educação, saúde, saneamento básico e da Justiça, o que tem causado um número elevado de violência que ocorre como um fenómeno complexo, multifacetado, seja ela, (política, económica, social, e criminal) e todos os outros aspectos referentes ao aumento da violência, por consequência da Insegurança e da estabilidade emocional de cada cidadão.

A gravidade dos comportamentos delinquentes e variável alguns comportamentos são graves na medida em que desafiam valores institucionais e sociais, outros são triviais, não constituindo ameaça para esses valores, mas são considerados suficientemente ofensivos para sensibilidade dos outros, podendo por isso justificar a intervenção legal. Os Crimes são sempre delinquência quando cometidos por menores, excepto quando o crime e cometido por alguém tão novo para poder ser considerados responsável por ele.

Muito se houve dizer a cerca de Delinquência Juvenil, na qual não se sabe ao certo quais motivações profundas esta na base do estudo em causa.  Por isso, pretende-se com este estudo reflectirem torno da nossa realidade sociocultural reflectindo em torno dos efeitos sociais.

Problema: Que factores  motivam  a delinquência juvenil no  Distrito urbano da Maianga, (Bairro Catinton)?

Objectivo geral:

Descrever os  os factores que levam a delinquência juvenil no Bairro do zango II

Objectivos específicos:

  1. Identificar os factores que levam os jovens a delinquir Bairro  
  2. Conhecer os actos de delinquência mas praticados Bairro
  3.  Conhecer as accoes da administração local ao identificar os delinquentes;  

Justificativa

A delinquência  é um fenómeno que afecta  o dia dia dos moradores do Zango II. O Bairro  concentra uma alta taxa de criminalidade praticada por indivíduos adolescestes,por isso  estudando os factores que levam a delinquência Juvenil  no mesmo possibilitara encontrar soluções pertinentes que permitam auxiliar no combate deste fenómeno trabalhando directamente com a administração local, a policia e as instituições de julgado de menores so assim verdadeiramente ira se minimizar estas condutas reprováveis.

Delimitação

O presente trabalho foi realizado no Bairro do Zango II, aplicou-se  um inquérito a uma amostra de 40 populares, dentre os quais adolescentes dos  12 aos 20 anos  e a  10 funcionários da Administração local, no corrente ano 2019.

Metodologia

Esta pesquisa científica está encaminhada a descrever  os factores que influenciam a delinquência juvenil  no bairro do Zango II em Luanda, conduzimos o estudo de caso, onde foram inqueridos 40 municipes, e 10 funcionarios daquela administração local, o estudo se configurou numa abordagem quali quantitativa, que só foi possível após a aplicação de um questionário com perguntas fechadas, aplicado a amostra já mencionada; a pesquisa, desde o ponto de vista dos seus objectivos, é classificada como uma pesquisa exploratória descritiva, utilizando-se o método dedutivo e Indutivo, para analisar o fenómeno em estudo, ao partir das diferentes teorias que lhe sustentam, assim como as próprias respstas de cada um dos inqueridos, que permitirá chegar à conclusão de este trabalho.

Estrutura da pesquisa

Este trabalho está dividido em dois capítulos. O Capítulo I destinado a fundamentação teórica, debruçou-se sobre as noções gerais de Delinqueência junevil, adolescencia os factores que influenciam no comportamento delinquênte, as consequências, em longo prazo, no Capítulo  II consta a análise dos resultados obtidos por intermédio da recolha de dados no campo de estudo.

CAPÍTULO I. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1Delinqueência Juvenil

 Assim como acontece com a perturbação do comportamento antissocial, definir delinquência juvenil, tem-se revelado um pouco difícil, uma vez que é certamente um dos conceitos mais imprecisos e em que diversos autores utilizam critérios distintos para a caracterizar. Como refere Marques (1995 citado por Benavente, 2002, p.1) a „delinquência não é um constructo unitário‟ pelo que deve ser estudada como um „fenómeno dialético e não absoluto‟ (Veríssimo, 1990 citado por Benavente, 2002, p.1). Henggeler (1950) afirma que os comportamentos delinquentes, dizem respeito a diversas atividades ilegais cometidas por crianças ou adolescentes. Por sua vez Glueck e Glueck (1950), utilizam uma definição um pouco mais simplista do conceito de delinquência, dizendo que qualquer criança que cometa um simples ato que viole a lei é tecnicamente um delinquente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.8 Kb)   pdf (403.4 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com