TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faze Categorial - Wallon

Por:   •  13/11/2016  •  Artigo  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  4.845 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O trabalho a seguir ilustra brevemente a teoria de Henri Wallon, psicólogo francês, que conduziu seus estudos para o desenvolvimento humano, colocando em discussão a afetividade, um aspecto preponderante segundo ele, no processo de desenvolvimento da criança. Ele reconhece também os fatores orgânicos e sociais, evidenciando os dois e destacando o papel de cada um. Os aparatos orgânicos proporcionam a criança determinados recursos, mas o desenvolvimento efetivo irá depender da interação com o meio.

Ele fragmentou o desenvolvimento em estágios, assim como Piaget, porém, diferente deste, acredita em um desenvolvimento constante e repleto de variações. Anterior a motricidade, a afetividade ocupa papel de destaque em suas pesquisas, pois as emoções, se configuram ferramentas de interação com o meio. Ao estudar a criança, ele não coloca a inteligência como protagonista, mas atribui ao desenvolvimento três perspectivas: a afetiva, motora e cognitiva.

Os estágios, por sua vez, são divididos em cinco momentos: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a inteligência e a afetividade se equivalem, e não são excludentes, pelo contrário, Wallon pontua em sua teoria que a dominância da afetividade e cognição, ao longo da vida, alternam, e o fator em vigor incorpora os triunfos da anterior. No presente trabalho abordaremos de forma breve, porém significativa, o estágio categorial.

Estágio Categorial

Segundo Wallon, esse estágio é dominado pela conquista e pelo conhecimento do mundo exterior, somada a aquisição do pensamento categorial para que a criança se reconheça como individuo polivalente e identifique as diversas características dos objetos e situações. Esse estágio é subdividido em duas fases: A do pensamento sincrético (pré-categorial) e a do pensamento categorial. Na fase sincrética o pensamento aparece como uma justaposição de temas ambivalentes fruto da incapacidade da criança de perceber as contradições e sair do conflito, ela é incapaz de analisar as qualidades, as propriedades, circunstancias e conjunturas das imagens ou situações, é uma fase marcada pelo concreto. Na fase categorial a criança já consegue discernir e organizar as semelhanças e diferenças dos objetos e ações, começa a adquirir capacidades de memória e a construir conceitos abstratos, passando a haver explicações e representações do real. É com o desenvolvimento dessa fase que a criança começa a se apropriar do conceito de causalidade, ligando uma determinada situação a causa que a produziu. Adquiri também a noção de tempo e espaço, tornando-a capaz de relacionar suas implicações com tais movimento.

Análise da tirinha a cerca da ótica de Henri Wallon: Estágio Categorial

Calvin tem como objetivo vender o desenho de sua autoria a seu pai, para isso, ele evidencia as habilidades conquistadas ao longo de sua vida e o emprego das mesmas para conseguir produzir tal desenho. O pai reconhece o esforço do filho, mas se nega a pagar a quantia de $ 500,00 (quinhentos dólares) pelo desenho. Em uma análise crítica da situação exposta na tirinha devemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com