TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feminina

Exames: Feminina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  4.959 Palavras (20 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 20

André Barbosa Silva

Danilo Sales Silva

Jose Antonio Rodrigues

Kaio Souza Cordeiro

Vanessa Nunes Barbosa

Professora: Maria Luiza Nascimento

RESUMO

O objetivo deste artigo é demonstrar a conquista e o espaço que as mulheres ao longo do século vêm conquistando no mercado de trabalho. Para tanto a metodologia utilizada foi com base à pesquisa bibliográfica e o referencial teórico nos artigos de Elisiana Renata Probst, Fabricia Araujo, Lilia Aparecida Kanan, Andrea Valeria Steil, Blog Estudo de Gênero CPDOC por Thiago Soares de Goes, Reportagem da revista Época Negócios por Cyntia Roosenberg e Karla Spotorno e pesquisa do IBGE.

Os resultados da pesquisa mostram que a cada dia as mulheres estão conquistando seu espaço e melhor colocação no mercado de trabalho. Apesar das dificuldades e do “machismo”, no futuro não deve haver diferença entre homens e mulheres, pois a tendência é que estejam em pé de igualdade, ao até mesmo as mulheres podem chegar a ultrapassa-los.

Palavras Chaves: organização, liderança, mulheres.

INTRODUÇÃO

A importância do tema é demonstrar a conquista e o espaço que as mulheres ao longo do século vêm conquistando no mercado de trabalho. Para o administrador esse tema traz uma nova visão sobre o papel das mulheres como lideres nas organizações e em como o perfil do profissional, neste caso as mulheres conseguem junto à equipe melhores resultados.

A metodologia aplicada foi à pesquisa bibliográfica e o referencial teórico foi com base nos artigos de Elisiana Renata Probst, Fabricia Araujo, Lilia Aparecida Kanan, Andrea Valeria Steil, Blog Estudo de Gênero CPDOC por Thiago Soares de Goes, Repostagem da revista Época Negocios por Cyntia Roosenberg e Karla Spotorno e pesquisa do IBGE.

Este artigo está assim elaborado com base nos estudos e pesquisas efetuados nesse século que traz todos os aspectos evolutivos com a era tecnológica, a evolução e a participação das mulheres em posição de destaque no mercado de trabalho que até século passado era de domínio absoluto dos homens.

A introdução apresenta a importância do tema, os objetivos e a metodologia e referencial teórico.

A seção 1, Liderança feminina nas organizações mostra a novo ambiente organizacional no mercado de trabalho com a presença das mulheres liderando cargos de hierarquia elevada como coordenação, gerência, superintendência e presidência nas instituições. Sendo o principal diferencial na gestão: objetivos claros, estruturas simples, comportamento estratégico e inovado, estilos cooperativos de liderança e grande ênfase em qualidade. Constata-se, desta forma a expressiva importância que as mulheres estão passando a representar no mundo corporativo, e identifica-se o quanto de contribuição que elas têm a dar para uma gestão que venha a corresponder às expectativas do mercado.

A seção 2 Cargos de liderança descreve a crescente evolução feminina na atuação em cargos de liderança, o que em comparação com outros países ainda não tem uma representação de grande escala.

A seção 3 Mulheres: Trabalho x Família apresenta que apesar do crescimento no mercado de trabalho, as mulheres têm muitos conflitos entre escolher a vida profissional ou a vida familiar. Hoje a grande maioria das mulheres em posição de liderança opta por uma vida em que possam conciliar os dois, muitas vezes acabam recusando grandes propostas para trabalhar no exterior por não querer afastar-se da família ou ter que escolher viver só pelo trabalho. O tema nos mostra as alternativas elaboradas por grandes empresas para não perderem grandes profissionais como, por exemplo, menor carga horária como trabalhar três dias por semana, dentre outros.

A seção 4 O Fenômeno Teto de Vidro mostra que este fenômeno é descrito como uma barreira sutil e transparente, mas suficientemente forte e capaz de impossibilitar o crescimento e ascensão das mulheres que objetivam cargos de alto nível na hierarquia. Este fenômeno afeta as mulheres como um grupo, mas tem efeito individual e em função do gênero, não por incapacidade ou inabilidade de exercer os cargos.

A seção 5. Homens x mulheres mercado de trabalho, nas últimas décadas, principalmente, a partir dos anos 60, ao pensar homens e mulheres em interação social, o cenário em que o conflito velado ou não aparece, é na guerra dos sexos, no octógono de disputas chamado de mercado de trabalho.

Dentre tantos obstáculos que afetam a relação mulher x homem no acesso ao mercado de trabalho, fica evidente que a luta em parte parece estar a favor dos homens. Entretanto, para que esta luta termine com todos vencedores, as mudanças são urgentes, do lar ao ambiente de trabalho. E, embora a organização familiar esteja em transição do modelo tradicional: pai, mãe e filhos, para só mãe e filho ou mais de uma mãe, estas transformações sociais tem levado a alterações que tem contribuído para uma melhor condição da mulher.

Os resultados da pesquisa mostram que a cada dia as mulheres estão conquistando seu espaço e melhor colocação no mercado de trabalho. No futuro não haverá a diferença entre homens e mulheres, pois a tendência é que estejam em pé de igualdade, ao até mesmo as mulheres podem ultrapassa-los.

1. Liderança feminina nas organizações

A Liderança possui diversas definições, mas a forma mais clara para explicá-la, seria dizendo que, liderança é a capacidade de motivar pessoas, e o poder de influenciar. Em outras palavras, podemos definir esse processo como, a capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas. Hoje a liderança é vista dentro das organizações como necessária em todas as suas atividades, como elas são constituídas por pessoas, fica evidente que ao lidar com pessoas, a principal habilidade e ferramenta gerencial que emerge é a liderança. (Fabrícia Araujo, 02.10.14)

O ambiente organizacional vem sofrendo diversas mudanças, entre elas, mudanças tecnológicas, clientes cada dia mais exigentes, cultural, entre outras. Mudanças que acabam afetando o comportamento das organizações, mas com a ajuda e eficiência de um líder suas ações podem contribuir para o desenvolvimento da organização. Nos últimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com