TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenologia

Artigos Científicos: Fenomenologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

IDENTIFICAR AS IDEIAS QUE VIERAM A CONTRIBUIR PARA A PSICOLOGIA EXISTENCIALISTA

A sistematização das idéias de Franz Brentano vai exercer fortes fluências em diferentes áreas de estudo tais como a fenomenologia de Husserl, Max Sheler e Martin Heidegger as investigações sobre a Ontologia e a metafísica entre outros. A partir da sistematização de sua teoria vai surgir toda a psicologia cuja ênfase recaia sobre a consciência com sua característica essencial a intencionalidade.

Os fundamentos teóricos surgem pela expressão filosófica de Husserl, Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty.

As posições teóricas da psicologia existencial conduzem à abordagem de alguns temas:

- A vontade e a decisão: o homem só se torna verdadeiramente humano na altura de se decidir. A terapia não deve aumentar a passividade do paciente, mas, pelo contrário, deve aumentar o seu campo de liberdade e de decisão.

O pensamento fundamental de Martin Heidegger sobre a filosofia que explora através da fenomenologia o que e a questão do ser, então publicara suas idéias objeto de estudo e seu principal texto o ” Ser e Tempo” publicado em 1927 ele não coloca em questão a existência humana, preocupação fundamental para os existencialistas, alias para Karl spumft o que é o ser humano, que alegava serem os fenômenos os dados mais importantes para a psicologia e estabeleceu uma distinção entre os fenômenos, sons, cores, imagens e funções mentais.

Edmund Husserl fundamenta de forma rigorosa o conhecimento, A fenomenologia designa uma ciência, uma conexão de disciplinas e acima de tudo um método e uma atitude intelectual, a fenomenologia como forma de acesso para o mundo de forma de que os fenômenos manifestos não podem ser negados.

Toda essa movimentação, manifestação entre os autores, de indicação, sugestão de mudanças, troca de conhecimento contribuíram para o crescimento da ciência cuja nomenclatura se designa Psicologia Existencialista contribui na reflexão sobre as possíveis correlações entre essas perspectivas filosóficas e a Abordagem Centrada na Pessoa, os aspectos humanistas, existenciais e fenomenológicos presentes na abordagem centrada na pessoa.

CRITICA

No meu conceito a autora quis passar somente seu conhecimento sobre quais principais filósofos construíram e contribuíram para psicologia existencial, nos mostrando um leque de possibilidades e teorias filosóficas as quais possamos nos aprofundar mergulhar em seus conhecimentos e conceitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com