TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento psicológico e educação

Por:   •  14/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SWANY FURTADO VINAGRE

RESUMO

Bragança/Pará

Fevereiro/2017.

RESUMO

Miras, Mariana. Afetos, emoções, atribuições e expectativas: o sentido da aprendizagem escolar. In. COLL, César (Org.); MARCHESI, Álvaro (Org.); PALACIOS, Jesús (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Tradução: Fátima Murad. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.p.209 – 222.

Diversos tipos de pessoas se inter-relacionam em diferentes ambientes. No convívio escolar essas relações interpessoais são muito importantes, basicamente a relação professor-aluno, a representação que um vai ter para o outro. Atualmente o professor em todos os níveis de ensino encontra diversas barreiras no seu dia a dia durante o processo de aprendizagem, deve também levar-se em conta o aspecto social para buscar a melhor maneira de motivar o aluno. A aprendizagem está relacionada aos fatores afetivos e emotivos que tem uma função muito importante no processo de ensino-aprendizagem escolar do aluno.

Quando um aluno realiza suas tarefas com sucesso ele se sentirá mais motivado, tendo uma autoestima maior e autoconfiança em realizar as próximas atividades, caso ocorra o contrario se ele fracassar, esse educando terá uma perda de confiança, consequentemente um rendimento escolar baixo. E necessário avaliar qual o melhor tipo de motivação que deverá ser aplicada para que o aluno possa se desenvolver. São experiências que poderão causar satisfação ou descontentamento.

A relação professor- aluno não é tão simples, pois devemos levar em consideração as habilidades e competências do profissional e qual a melhor forma de transmitir o conteúdo para o educando. E procurar entender a realidade social e familiar daquele aluno, respeitando as suas ideias, religião, que possa criar um ambiente que o aluno consiga interagir com o outro e expor suas opiniões. Criando um espaço para que aconteça o desenvolvimento da sua aprendizagem, tornando um aluno motivado a querer aprender realmente não somente aprender (memorizar). O afeto é um dos mediadores psicológicos que aproxima o professor do aluno e vice-versa.

Os processos irão resultar tanto resultados positivos ou menos positivos, sucesso ou fracasso. Existem certos expectativas atribuídas nesse processo como o “professor ideal” e o “aluno ideal”, por mais que o professor seja um grande incentivador do aluno em alguns casos ele não conseguirá obter um resultado totalmente satisfatório, um ou outro aluno devido seus problemas pessoais, não atingirá um resultado esperado. O papel do professor não é simples, tem que motivar a si mesmo e motivar seus alunos, buscando o respeito da escola, pais, alunos, sociedade e do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com