TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Psicologico

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Psicologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

Descrições clássicas do desenvolvimento da personalidade;  O conhecimento e a valoração de si mesmo;  Desenvolvimento emocional entre os seis anos e a adolescência;  O desenvolvimento do género durante a idade escolar;

Esta etapa é considerada, como sendo um momento mais calmo e sereno no plano afectivo Nesta fase a criança permanece numa permanente construção da personalidade Uma tarefa bastante importante depois da agitação vivida em anos anteriores é, conjugar inúmeros factores do desenvolvimento social e pessoal.

Wallon (1941)

O estádio da personalidade, que se prolongou para esta etapa e direccionava-se para a construçao do eu é, seguida pelo estádio do pensamento. Este é, um estádio de preponderância,que se arrasta até á adolescência.

Freud (1938)

Os anos escolares são um período de latência, etapa marcada por calma e serenidade. As crianças reforçam laços e aprendem certas regras que predominam na sociedade.

Erikson (1980)

As crianças esforçam-se para aprender o máximo de coisas, para que mais tarde se integrem enquanto adultos e membros activos na sociedade. Esta aprendizagem é, compreendida no contexto escolar. Assim com as várias experiencias vividas nesta fase,mais tarde podem sentir-se mais á vontade ao solucionar problemas, por outro lado as experiências negativas e o fracasso a nível escolar, pode remeter a senimentos de incompetência e inferioridade.

As descrições clássicas sobre o desenvolvimento da personalidade, durante esta fase, levam a uma maior concentração de crianças no

campo da adaptação social e de novas actividades intelectuais. E é, como se concede-se como verdadeiro que as bases da personalidade já estão formadas em consequência das experiências vividas anteriormente.

A psicologia evolutiva contemporânea tem tendência para seguir uma linha de continuidade, o que torna difícil aceitar as descrições diferenciadas entre as várias etapas.

Entre os 6 e os 12 anos as crianças continuam avançando na construção do conhecimento do próprio eu, e paralelamente também são produzidas importantes mudanças na valorização de si mesmas. Este conceito de valorização baseia-se fundamentalmente na auto-estima e auto-conceito. Este auto-conceito de que falamos é um processo lento que se forma através de reacções dos pais e dos professores, ou seja, para a criança atingir um auto-conceito, é influenciada em grade parte pelos julgamentos dos outros a respeito dela. Ela incorpora todas as afirmações e negações feitas pelos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com