TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família E Adolescência: A Influência Do Contexto Familiar No Desenvolvimento Psicológico De Seus Membros

Artigos Científicos: Família E Adolescência: A Influência Do Contexto Familiar No Desenvolvimento Psicológico De Seus Membros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  1.697 Visualizações

Página 1 de 8

Concepções sobre família e suas transformações

O termo família segundo dicionário define-se como: “Conjunto de pessoas, em geral ligadas por laços de parentesco, que vivem sob o mesmo teto, particularmente o pai, a mãe e os filhos”; ou ainda: “Pessoas do mesmo sangue ou não, ligadas entre si por casamento, filiação, ou mesmo adoção, que vivem ou não em comum; parentes, parentela.” A constituição federal de 1988 no artigo 226, inciso 4º deixa claro: “Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”.Para Lopes, 2003 ”A família continua sendo a base de desenvolvimento de um ser humano. Não importa se ele é adotado, se foi criado pelos avós, tios.” O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) publicou no ano de dois mil e dez que: “ Entre 2001 e 2009, o percentual de famílias brasileiras chefiadas por mulheres subiu de aproximadamente 27% para 35%. Em termos absolutos, são quase 22 milhões de famílias que identificam como principal responsável alguém do sexo feminino”.

Importância da família no desenvolvimento psicossocial do adolescente

A família desempenha grande importância no desenvolvimento biopsicossocial do ser humano. Sendo ela a principal formadora da personalidade do individuo na vida adulta. Todo indivíduo, desde o nascimento necessita ser cuidado, e isso acontece geralmente dentro da família, é nela que ele se sentirá cuidado, amado, querido, por mais conflitos que enfrentem uma determinada família, é ali que começará seu desenvolvimento. Entre as funções desempenhadas pela família, existem três categorias: biológica, psicológica e social. A biológica está relacionada à da sobrevivência do individuo por condições de alimentação, higienização e segurança, por meios de cuidados necessários para o desenvolvimento adequado de um bebê. Nas funções psicológicas pode se dividir em três aspectos centrais que é proporcionar afeto à criança garantindo a sobrevivência emocional; servir de suporte e temperança nas ansiedades existentes durante seu desenvolvimento, auxiliando nas crises que o ser humano passa como a adolescência e criar um ambiente adequado que permita o desenvolvimento cognitivo que permite a aprendizagem empírica. a ideia de adolescência surge no momento em que as mudanças da puberdade ascendem ao primeiro plano e as defesas contra a ansiedade organizadas nos primeiros anos de vida reaparecem ou tendem a reaparecer na psique do indivíduo.

Para Wagner; Falcke; Meza (1997) O adolescente, na inquietude de conhecer a vida, vê o mundo multiplicado na sua dimensão. Seus sonhos e suas fantasias refletem um universo imenso e eterno. A busca do equilíbrio entre o real e o imaginário é uma das tarefas mais importantes desta fase do ciclo evolutivo vital, onde a família desempenha uma função de importância crucial. Portanto o contexto familiar é responsável no processo de desenvolvimento do adolescente a partir dos estímulos que este lhe proporciona, direcionando a educação e a interação com o meio social onde e estabelecido formas e limites entre a relação com o outro, adquirindo, valores, crenças, normas, ideias, modelos e padrões comportamentais, onde é possível construir sua identidade e subjetividade. A família que proporciona um bom diálogo leva o jovem a ter mais segurança de si tornando autoritário e confortável para construir seus projetos de vida, desde sua decisão, relacionamento, trabalho, convivência permite adquiri valores e crenças constituindo sua subjetividade devido a principio ao estimulo da família e em seguida a socialização.

A visão de família dos adolescentes em violência

A violência intrafamiliar não é, na maioria dos casos, claramente identificável (Farinatti, Biazus & Leite, 1993). Origina-se de relações interpessoais assimétricas e hierárquicas, marcadas por desigualdade e subordinação (Koller,1999). Pode ser fruto de uma crise não resolvida na família, ou pode ser um padrão de relacionamento que acompanha a história familiar de determinado grupo. A família revela-se como sistema integrado que busca manter a estabilidade e o senso de equilíbrio em seus relacionamentos internos e externos, no decorrer da sua história. Durante a infância, os papéis familiares são principalmente, de nutrição, de proteção e de socialização. Com a entrada na adolescência, o relacionamento e o funcionamento da família mudam. Os adolescentes necessitam mais apoio e orientação que o cuidado dedicado a eles anteriormente (Steinberg, 1996). No entanto, nem sempre é esta a situação verificada nos grupos familiares, os estudos cada vez mais freqüentes destes sistemas, enfatizam os relatos de violência intrafamiliar, tais como: abuso emocional, físico e sexual, além da negligência e do abandono (De Antoni, Mesquita & Koller, 1998; Farinatti, 1997).

Questões:

1- Há algum tempo atrás o modelo de família que se tinha era o pai ao qual a chefia da família pertencia no sentido financeiro, da esposa e filhos; estes tinham posição inferior à do homem. De acordo com as mudanças ocorridas com o passar do tempo, qual a visão sobre a instituição família?

Com o passar do tempo a concepção de família foi tomando novas formas, tanto no arranjo de convivência quanto para a constituição federal que deixa claro que a entidade familiar pode ser formada por um dos pais e seus descendentes. Lopes, 2003 pontua que: entende-se por família um grupo de pessoas identificado não somente por laços sanguíneos, mas também por compromissos em comum, que vivam num mesmo lar. Não identificamos uma família somente como pai, mãe e filhos. A realidade é outra. Temos muitas crianças abandonadas pelo pai ou mãe, criadas pelos avós ou tios. O que se tem como primordial a respeito da família é que esta deve ser a base e também dar subsídios para que o indivíduo tenha um desenvolvimento o mais sadio possível, tanto na questão psíquica, quando no resguardo de sua segurança e todas as necessidades inerentes a este processo de desenvolvimento.

2- A família desempenha grande importância no desenvolvimento biopsicossocial do ser humano. Sendo ela a principal formadora da personalidade do individuo na vida adulta, quais são as fundamentais funções por ela desempenhada?

Todo indivíduo, desde o nascimento necessita ser cuidado, e isso acontece geralmente dentro de uma família. É dentro da família que ele se sentirá cuidado, amado, querido, por mais conflitos que enfrentem uma determinada família, é ali que começará seu desenvolvimento.

Entre as funções desempenhadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com