TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento psicológico

Tese: Desenvolvimento psicológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Tese  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Dos 4 aos 5 anos:

Em relação ao desenvolvimento psicológico, pode-se dizer que a IMAGINAÇÃO flui continuamente, surgem muitas dúvidas e as perguntas, "como?" e "porque?" são frequentes. Tudo interessa, tudo é questionado. A criança continua muito observadora, mas mostra-se muito inquieta, normalmente é uma fase de "agitação". Entende mas não interioriza as regras e por isso tem dificuldade em aceitá-las. Os pais precisam ter paciência para repetir "regras", "comandos" e "limites" muitas vezes.

O comportamento da criança é predominantemente egocêntrico; porém, com o passar do tempo, outras crianças começam a tornar-se importantes. Críticas não são bem vindas, normalmente a criança reage mal a estas. Bastante comum ser nesta fase que surge diagnósticos de hiperatividade, déficit de atenção, dificuldade de concentração, uma vez que a energia da criança está muito voltada a expansividade motora, interna e externa.

Fazem muitas perguntas que parecem não ter sentido e muitas vezes são evasivas em suas respostas, parecendo cansativa e desinteressada em relação ao outro.

Na escola é comum perder o foco na atividade proposta uma vez que achar algo mais interessante. Jogos ao ar livre, corridas, ritmo, música, movimento são preferências desta fase. Normalmente demonstra interesse por jogos mais complexos, mas não gosta de perder.

Elabora o conceito de 1, 2 e muitos. Entende uma frase, um comando, uma proposta, mas não tem capacidade de analisar as palavras (capta a ideia, e reproduz conforme entendeu). Habilidade para trabalhos manuais parece desinteressante e tem ímpeto de destruir ou derrubar coisas que construiu. Desenhar e pintar sem muitos limites pode ser divertido, com limites já pode soar cansativo.

É muito importante o modelo dos pais, pois é uma fase de muita observação e pouca compreensão e interesse no diálogo.

Dica: Ficar na altura da criança quando fala com ela, motivar seu interesse e falar claramente o que espera dela é fundamental! Experimente perguntar logo após a fala se ela entendeu e peça para que repita do jeito entendido, isso costuma ajudar muito na comunicação. Motive a criança, ajude-a a observar o mundo ao seu redor, a natureza, o clima, as mudanças de estação, os dias da semana, as fases da lua, tudo isso somará em seu conhecimento.

Dos 5 aos 6 anos:

Começa a mostrar interesse e entendimento pela rotina familiar. Seus pensamentos já permitem que ela entenda e procure pensar antes de falar. Gosta de assumir responsabilidades e adota uma postura mais séria, responsável e independente.

Muito observadora, procura "modelos" e imita com frequência.

Gosta de fazer as coisas do seu jeito, mas se interessa em agradar o adulto e fazer as coisas de acordo com o esperado.A fase de fantasia e histórias fantásticas continua, porém começa a entender o que é real e o que é imaginário.

Contar os sonhos pode ser comum e mostra-se interessada por eles, à fala durante o sono também é comum.

Entende melhor o conceito de obediência, mas nem sempre obedece.

Realista, Imediatista. Procura imitar o comportamento dos adultos, para sua socialização uma imitação/identificação adequada ajuda neste processo.

No que diz respeito a escola, já mantém concentração mais estável durante as aulas, usando sua concentração e imaginação para pintar, desenhar, criar... Gosta de mostrar aos adultos seus feitos, e estes devem ser devidamente elogiados. Já consegue desenvolver mais atividades sem tanta necessidade de auxílio. Normalmente não se mostra comunicativa sobre os detalhes de sua vida escolar.

Realiza tranquilamente atividades simples desde que bem explicadas. Importante oferecer os materiais necessários e deixar que trabalhe sozinha, treinando assim sua autonomia e independência.

Leitura, escrita, números e jogos fazem parte de seu foco de interesse.

Este é o momento de incluir a criança no que diz respeito às suas responsabilidades, pequenas ajudas em casa podem ser um bom início para a compreensão da colaboração e da vida em família.

Estimular sempre o bom humor e a conversa sobre qualquer assunto sendo sincero e explicativo nas respostas. Bom momento para iniciação musical, pois normalmente demonstram interesse por ritmos e música.

Neste momento a figura materna de aprovação, acolhimento e carinho são fundamentais, o centro de seu universo. A imagem da mãe ajudará muito em sua formação e educação.

Fiquem atentas as características individuais da criança para que os estímulos oferecidos sejam os mais adequados possíveis para o desenvolvimento de suas aptidões, habilidades, potencialidades. É nesse momento que se devem estimular as atividades esportivas de interesse da criança.

Ensine à concentração, estimulando que esta se mantenha atenta a determinada atividade por certo período de tempo, sem distrações. Ler histórias para criança é um excelente exercício tanto cognitivo como emocional.

Apoie, oriente, respeite, elogie, participe... a criança que se sente segura e tem modelos sólidos saberá enfrentar dificuldades com mais tranquilidade futuramente.

Referências bibliográficas

http://www.maemequer.pt/desenvolvimento-infantil/crescer/desenvolvimento/tabela-desenvolvimento-da-crianca-dos-0-meses-aos-10-anos-de-idade // acesso em 10 de abril de 2014.

PIAGET, J. A Construção Do Real. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »