TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Psicodiagnóstico Interventivo

Por:   •  12/3/2018  •  Artigo  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

TRINCA, Walter. Diagnóstico Psicológico: A prática Clínica. 1ª Edição. São Paulo: EPU,1984. p. 1-13.

Cap. 1 Contexto geral do Psicodiagnóstico Psicológico

Nome: Anderson Preto Gouveia

RA: C53CCE-4

Data: 20/02/2018

O trabalho do autor Walter Trinca, neste capítulo 1 do livro ''Diagnóstico Psicológico: A Pratica Clínica'' com o tema abordado em um de seus capítulos ''O Contexto Geral do Psicodiagnóstico Psicológico'' nos remete o significado do que é um diagnóstico psicológico em seu contexto geral e inevitável, pois sempre que elaboramos uma compreensão a um determinado fenômeno aparente, realizamos um diagnóstico a qual esclarecemos alguns aspectos característicos do mesmo. Trinca vai dizer que, para que possamos obter alguma informação a respeito de um determinado fenômeno e suas características, é necessário o uso da observação, avaliação e interpretação precisa dos dados acolhidos de tais fenômenos, pois, vai exigir muito da nossa concepção, experiencia, informação e formas de pensar!

É importante deixar claro que, a compreensão de um dado fenômeno como disserta Trinca logo no início do capítulo, pode ser confundido com o pensamento de um senso comum, sendo assim, fazendo um diagnóstico que não vai além de um conhecimento especifico, epistemológico e abrangente na área da ciência psicológica. Todo fenômeno pode ser compreendido através de uma ciência crítica e reflexiva a qual tem a possibilidade de identificar quais são as estruturas que compõem determinado fenômeno, a sua utilidade e como surgiu, sendo assim, compreendendo sua historicidade que é colocado a serviço da compreensão epistemológica explorando cada vez mais a origem da mesma.

Abordando o conceito de ''diagnóstico'' tratado pelo autor, ele vai dizer que este conceito vai em direção na exploração de alguns aspectos que já estão instalados no âmbito da psicologia, e esse mesmo pode ser identificado e nomeado em diferentes formas pelas as abordagens presentes na ciência psicológica, os termos são muitas das vezes alterados para cada campo da psicologia. Temos como exemplo o termo ''psicodiagnóstico'' e o ''diagnóstico da personalidade'', ambos vão em direção ao mesmo objetivo, más o termo muitas das vezes é diferenciado para cada área em que se vai usar para trabalhar, como também cada profissional tomam posições diferentes dentro da mesma psicologia.

Temos como conceito também o termo ''Psicologia Clínica'' na qual é exemplificada como uma das áreas que faz o uso do procedimento diagnóstico clínico com crianças deficientes físicas e mentais. Vale lembrar que não é somente isso más que, tanto as doenças físicas como as mentais foram consideradas pelo autor como semelhantes dentro de um funcionamento que integra a parte física e a parte psicológica do ser humano na qual podem ser tratadas com a psicologia clínica, explorando e identificando alguns aspectos mais precisos do ser como um todo, descrevendo e classificados esses eles.

É defendido a tese de que, mesmo existindo diferentes marcos referenciais na psicologia, como humanista, behaviorismo, fenomenológico, psicanalítico e psicométrico, verificamos uma ampla variedade de conhecimentos e atuações num mesmo campo. Porém é demonstrado e defendido que essa ampla variedade de teorias e conhecimentos não faz do psicodiagnóstico exclusivo de uma dada abordagem más pode ser considerada decorrentes de várias as abordagens epistemológica da psicologia, não somente de uma especificamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com