TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Teoria da personalidade

Por:   •  1/10/2015  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  1.795 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento nº 2: Cloninger, Susan. A natureza da teoria da personalidade In: ______. Teorias da Personalidade. Editora Martins Fontes, 1999. Cap. 1, pp 1-29.

Segundo Cloninger, o ramo da psicologia científica que tem por objetivo investigar os indivíduos e suas heteronegeidades é o ramo da psicologia da personalidade, cuja definição pode ser as manifestações implícitas do comportamento e a causa da experiência de cada indivíduo. Os profissionais que estudam e avaliam a personalidade utilizam medidas qualitativas para diferenciar comportamentos, definindo traços característicos e fatores. Esta abordagem é considerada do tipo nomotética, pois permite comparar indivíduos. Objetando essa abordagem, existe o estudo da personalidade focalizado nas difereças individuais, é a pesquisa idiográfica.

O movimento e a força da personalidade são expressões desta que orientam o comportamento, podendo ter uma motivação implícita ou não. Essa dinâmica, de certa forma, é influenciada pela sociedade; a partir de situações dadas pelo meio o indivíduo reage e se adapta de acordo com a sua personalidade. Outrossim, existem outros aspectos da personalidade que podem influenciar no comportamento, o temperamento - pressuposto por fatores biológicos - e a experiência desenvolvida na infância.

Geralmente, a abordagem científica da teoria da personalidade coincide com observações sistemáticas e determinismo - baseado impreterivelmente em causas -, levando em conta que conceitos abstratos não podem ser linearmente observados. Tais conceitos, como por exemplo frustração, são chamados de construtos teóricos que somente junto a fenômenos observáveis, como o comportamento de quem acaba de perder o emprego, é possível criar uma hipótese; neste caso poderia ser: pessoas que perdem o emprego ficam frustradas. As hipóteses devem ser testadas por métodos empíricos de modo a corroborar para a verificabilidade da teoria. Outra característica da teoria da personalidade é a abrangência, uma boa teoria deve ser capaz de explicar uma vasta escala de comportamentos. Além disso, melhor será a teoria caso esta ofereça uma utilidade para a vida humana, chama-se valor de aplicação.

A pesquisa em personalidade tem seus métodos que se dá por meio da mensuração da personalidade que por sua vez abrange constructos teóricos definidos pelo modo o qual serão julgados. Um exemplo é o teste de personalidade auto-avaliativo. A mensuração deve ser fidedigna e válida, ou seja, em um teste deve produzir escores verídicos e coerentes de acordo com a ocasião e o indivíduo. A maioria das pesquisas em personalidade são correlacionais, medindo sempre mais de duas variáveis e suas possíveis relações. Existe também o estudo de invíduos em profundidade, que pode ser o estudo de caso ou uma psicobiografia. Há, contudo, a reflexão da personalidade pelo senso comum, chamada de teoria implícita da personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com