TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO - LEITURA E ENSINO - MENEGASSI

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  1.090 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES – CECA

CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/ITALIANO

Discente: Aline Tasca de Lima

Docente: Terezinha Costa-Hubes

Disciplina: Leitura e Produção Textual

FICHAMENTO

REFERÊNCIA

MENEGASSI, Renilson José. Avaliação de leitura. In: _______. MENEGASSI, Renilson José. Leitura e ensino. 2° ed. Maringá: Eduem, 2010. p. 87-106.

PALAVRAS-CHAVE: leitura, ensino, avaliação, língua materna.

RESUMO: 

Para a formação de um leitor competente, que é previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) precisamos da avaliação de leitura que é um instrumento primordial. Porem esta avaliação não é diferente das outras das demais disciplinas, pois o objetivo dela também é conhecer o que o aluno aprendeu. Haja vista que as concepções de ensino de língua se modificaram afetando diretamente as concepções de leitura. Estas mudanças se distanciaram da abordagem tradicional. Nesta concepção as avaliações de leitura eram realizadas de duas formas: oralização do texto da forma adequada ou questionário com questões de compreensão de texto. Com a evolução do tempo estas avaliações não supriam mais o modelo de leitura que era e é exigido ainda hoje, pois não passavam de mera decodificação do texto. (MENGASSI)

        Na atualidade de denominou esta nova avaliação de leitura como “avaliação formativa de leitura” (SOLÉ, 1998; COLOMER; CAMPS, 2002). Essa avaliação foi definida dentro da abordagem sócio-interacionista da linguagem, porque a anterior avaliava um produto pronto, somente o final do processo de leitura.

        A avaliação formativa tem o objetivo de averiguar o aluno em todo seu processo de ensino aprendizagem, tendo como objeto o aluno, o professor, o material didático, os textos e as condições de produção de leitura. De acordo com Colomer a Camps (2002) o objetivo da avalição não é somente apontar o erro mas mostrar ao aluno como superá-lo.

        Como afirmou Solé (1998), na avaliação o professor e o aluno devem-se reconhecer como leitores do mesmo texto, os quais construtores de sentido a partir do mesmo. Deve-se dentro destas condições de leitura observar a situação real de leitura, observar a si como leitor, observar o resultado ao final da leitura, permitir ao professor repetir ou reavaliar a operacionalização de seu conteúdo, interesse do aluno, nível de leituras oferecidas com base nisto podendo tomar atitudes com intervir na produção de leitura ou adequar os procedimentos de acordo com as dificuldades do aluno.

        Dito isto, o professor deve proporcionar diversos instrumentos avaliativos para que  a avaliação formativa realmente ocorra e não em uma prova única, mas que avalie de diferentes formas em momentos diferentes.

        Em contrapartida estes métodos de avaliações usados anteriormente nas escolas não devem ser renegados, pois podem ser modificados de acordo com a nova abordagem de avaliação de leitura. Colomer e Camps (2002) propõem algumas atividades que podem ser realizadas para se obter uma avalição formativa. Dentre elas, analise dos erros cometidos durante uma leitura em voz alta; analise de autocorreções realizados pelo leitor; o nível de consciência do leitor e relação aos seus erros; as hipóteses que o leitor levanta quando o texto da abertura para tanto; estratégias que o leitor utiliza para ressaltar erros do texto; a utilização de textos completos; trazer leitura de acordo com a realidade do aluno; controlar os diferentes avanços entre os alunos nos diferentes tipos de leitura; a

diferença de interpretação de um aluno para o outro; saber o que o aluno já aprendeu antes de ler o texto; resumos de texto. Cada uma destas atividades pode ser aplicada em diferentes contextos.

        As perguntas sobre o texto são o recurso mais usado para avaliação. Estas perguntas devem explorar todos os campos do texto. Devem-se criar perguntas originais a cada texto, pois cada um é singular. A pergunta também é uma guia para o aluno. Porem ao utilizarmos as questões não podemos nos prender perguntas que requerem como resposta um fragmento copiado do texto, mas a inferenciação com o texto. Portanto as questões de mera decodificação do texto também devem estar presentes na avaliação, sendo parte integrante dela.

        Outra forma de avalição é a leitura em voz alta, mas ela deve ocorrer de acordo com a capacidade do aluno levando em consideração pontuação, entonação.

REGISTRO DE IDEIAS

         O autor introduz dizendo que a avaliação de leitura é tão importante quanto as avalições das outras disciplinas, pois infelizmente é deixada de lado por parte de alguns educadores. Ela se torna necessária para a formação de um leitor competente. Quando ele diz competente entende-se que seja aquele indivíduo que consiga decodificar o texto, construir sentido para o mesmo e fazer inferência com seu contexto. Portanto para que se forme este leitor é preciso da avaliação de leitura, que no texto é denominada como avaliação formativa.

        Esta abordagem na avaliação está estreitamente ligada com as mudanças nas abordagens de ensino, pois na concepção tradicional as avaliações de leitura não passavam de mera decodificação do texto. Com a evolução das teorias sentiu-se a necessidade de modificar estas avalições para suprir o que a nova abordagem sócio construtivista requer que é formar um leitor critico, que seja capaz de fazer inferências com o texto de acordo com seu meio social.

        A avalição formativa deve ocorrer de várias maneiras, de acordo com a necessidade do professor de acordo com os alunos. Ele tem a obrigação de diversificar seus meios de avaliação, podendo utilizar vários métodos entre eles, questionário, leitura em voz alta, representação com mapas, desenhos, resumos, resenhas, fichamentos etc.

        A avaliação formativa não avalia somente o aluno, mas o professor também, pois ele deve ter consciência que se o aluno não atingiu o objetivo ele deve rever suas posturas, modificar seu planejamento para que haja maio aprendizado. O professor através da avaliação pode retirar vários dados como nível de leitura dos alunos, interpretação crítica, habilidade de resumir o texto com suas próprias palavras. Assim o professor observa as maiores dificuldades dos alunos podendo trabalha-las da melhor forma possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com