TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme A Origem

Dissertações: Filme A Origem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

Escolha um trecho do filme e associe a algum conceito filosófico descrito no capítulo 2 do PLT.

Um trecho do filme que se enquadra perfeitamente a uma das teorias apresentadas é para o grupo a cena em que o personagem de Leonardo DiCaprio, Dom Cobb, mostra os locais onde “passou a vida” com Mal Cobb, sua falecida esposa. A cena mostra as casa onde teriam vivido, os locais que mais gostavam, os porquês de cada local e como foram escolhidos e até mesmo onde envelheceram juntos. A ideia passada por ele mostra que independentemente de ser ou não verdade, o que sua mente interpreta é o que é válido para cada ser, sendo assim uma fantasia ou um sonho que for fielmente interpretada pelo seu cérebro, pode ser a vida alternativa e até mesmo melhorada. A teoria de George Berkeley (1685 - 1753) a qual ficou conhecida como Mentalismo mostra algo semelhante, sendo explicado que a realidade de cada um é basicamente interpretação mental de fatos absolvidos ao dia a dia, ou seja, as sensações são processadas pela nossa mente gerando nossa realidade.

Curiosamente a mesma teoria é usada em outro filme, Matrix (1999), onde a realidade era inserida na mente das pessoas como uma espécie de software, para que sobrevivessem a criação em massa de humanos para geração de energia para máquinas. Atualmente percebe-se uma necessidade do sujeito em buscar alguma forma de fugir da realidade. Considerando o mundo globalizado, vivemos na realidade ou no onírico?

Não é necessário fatos científicos para comprovar que as pessoas necessitam de uma “fuga da realidade” para que se sintam bem em um mundo onde nem sempre é o que esperamos. A simples leitura de um livro de ficção, ouvir uma música especificamente agradável, um simples sonho ao cochilar pode “teletransportar” cada um para um local melhor, sem as pelejas normais do dia a dia, sem os problemas sofridos, etc. Talvez isso seja tão comum que sem fatores que façam a percepção de realidade mudar a vida possa se tornar menos interessante. A busca por sensações melhores que as da realidade “real” cria instrumentos nem sempre saudáveis para tal, como entorpecentes químicos viciantes, que tornam o corpo psicologicamente e fisicamente viciado em tais sensações de prazer e de fuga da realidade.

Considerando a resposta da questão anterior, cite um exemplo.

Vivemos em uma realidade que nos obriga a sonhar. Quem não sonha não vive com tanta felicidade e qualidade de vida dos sonhadores.

Atualmente a grande maioria das pessoas vivem em uma realidade que sempre é “visitada” pelo onirismo, entendendo que o onirismo consiste numa confusão entre o real e o sonho podemos deduzir que muitas pessoas vêem a vida de uma forma onírica, com a globalização e diferentes tecnologias as pessoas passam a criar objetos que supram suas necessidades e cada vez mais de forma surreal, países muito avançados como o Japão podemos observar cada vez mais a criação de máquinas (Robôs) com funções e até aparência muito semelhantes aos seres humanos as quais são criadas para dar conforto as donas de casa e reduzir mão de obra humana nas empresas, são em países assim tão evoluídos tecnologicamente onde há uma maior predomínio da questão Onírica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com