TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Invictus: resumo

Por:   •  2/2/2016  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  3.763 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

O filme invictus acontece na áfrica do sul, logo na posse da presidência de Nelson Mandela, que foi aclamado por uma parte da nação e completamente rejeitado pela outra. É um filme que registra bem a luta pela igualdade racial e as dificuldades para a busca do espírito de união, de equipe.

Este trabalho busca falar sobre o filme e relacioná-lo com a disciplina de Práticas do Cuidar, mostrando analogias quanto a Pratica de enfermagem e quais as condutas esperadas dos enfermeiros.


DESENVOLVIMENTO

O filme se passa no meio de intensas lutas por igualdade racial, onde um líder, Nelson Mandela, busca incessantemente mostrar que não deve haver diferença de tratamento entre pessoas pela sua cor, raça.

Mandela apesar de odiado por uns e amado por outros, nunca tratou as pessoas com raiva ou algum sentimento que poderia ter adquirido no tempo em que estava preso. Sempre tratou bem a todos e sempre apoiava a todos que precisassem.

O filme transmite como Mandela cuidou do povo africano durante seu mandato, mesmo com as filhas que não o visitavam, com parte da população que não aceitava um ex presidiário na presidência ele foi firme, não se deixou abater. Mostrou que todos merecem o mesmo tratamento, independente de classe social, nível de fala e cor, transmitindo sempre a paz e tranqüilidade.

O capitão do time de Rugbi, Pienaar, foi muito ajudado pelo presidente Mandela, de quem recebeu o poema “invictus”. Um aspecto importante é que este poema ajudou Mandela a superar os anos de prisão, e ele diz o seguinte:

“E eu agradeço a Deus, por minha alma inconquistada, sou mestre do meu destino, capitão da minha alma.”

Baseando-se nos ensinamentos de Mandela e no poema, o capitão começa a mudar suas atitudes em relação ao time e aos jogadores, e a áfrica do sul passa de um time desacreditado para o time que disputa a final do campeonato mundial, com uma consciência maior de espírito de equipe, contra um time que se diz muito superior.


CONCLUSÃO

Correlacionando as atitudes de Mandela e o capitão do time Piennar, à prática de enfermagem, chegou-se à conclusão de que o que se precisa é uma simples abordagem. Uma boa abordagem tanto com a equipe quanto com o paciente, desde um bom dia, até explicando o que vai ser feito e administrado ou o procedimento realizado, sempre tratando todos com igualdade, paciência já é um diferencial para uma boa convivência.

Transmitir tranqüilidade, elogiar resultados, trabalhar em equipe, intervir quando necessário, mostrar sempre disposição, são atitudes que servem tanto para uma equipe quanto para um grupo de enfermagem, pois ambos necessitam de união e cooperação para que tudo se resolva de maneira benéfica para ambos os lados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com